Conhecer os processos de
formação das palavras possibilita
compreendê-las melhor quanto ao conteúdo significativo e perceber com que intenção elas estão sendo
usadas (um texto informativo, um anúncio
publicitário, uma piada etc.).
Assim, antes de classificá-las, temos que saber de
onde elas vêm e como são formadas. A
menor unidade significativa que forma as palavras e dá sentido a elas é o morfema. É a partir
desse conceito que damos nomes às partes de uma palavra qualquer, seus
elementos mórficos.
Observe:
Radical (ou raiz) – morfema que exprime o significado
básico da palavra. Ex.: invencível.
É o elemento comum de palavras cognatas
também chamadas de palavras da mesma família. É responsável pelo significado
básico da palavra. Ex.: terra, terreno,
terreiro, terrinha, enterrar, terrestre...
Atenção:
Às vezes, ele sofre pequenas alterações.
Ex.: dormir, durmo; querer, quis As palavras que possuem mais de um radical são
chamadas de compostas.
Exemplo
passatempo
Prefixo – morfema que se junta antes do radical para
formar uma palavra nova. Ex.: refazer.
Sufixo – morfema que junta-se depois do radical para
formar palavra nova. Ex.: ferrugem
1 - Marque o radical das palavras:
a) desanimador ______________________________ b) realizar ___________________
c)
anoitecer
________________________________ d) exportação __________________
e)
inativo _________________________________ f) analisar _______________________
2 - Considere a palavra terra. A
partir dela, forme, por derivação, os verbos que indicam:
a) – colocar dentro/debaixo da
terra - _________________________________________
b) – encher/completar com terra -
___________________________________________
3. Considere a palavra infinita:
– eliminando o seu prefixo, temos
a palavra que lhe deu origem. Indique-a.
____________________
4 - Relacione as colunas de acordo
com o sentido dos prefixos:
a. negação ( )
emigrar
b. em torno de ( )
circunferência
c. metade ( ) refazer
d. oposição ( )
contradição
e. movimento para baixo ( ) anfíbio
f. duplicidade ( ) soterrar
g. simultaneidade ( )
hipodérmico
h. posição inferior ( )
cooperar
i. movimento para fora (
) imortal
j. repetição ( ) hemisfério
5 - Leia o fragmento a seguir e faça o que se
pede:
Pobre Jeca Tatu! Como és bonito no
romance e feio na realidade! Jeca mercador,
Jeca lavrador, Jeca filósofo...
(Urupês – Monteiro Lobato)
a. Qual é o significado do sufixo
–dor nas palavras mercador e lavrador? ____________________________
b. Você saberia citar cinco
palavras que apresentam o mesmo tipo de sufixo? Ex:
encanador,___________________, __________________,
_________________, ______________, ________________.
6.Assinalar a alternativa correta.
Na palavra “empedramento”.
a) o sufixo é ento
b) o prefixo é empe c) o tema
é pedra d) o radical é emped.
7.Em “Temos que perder o
macio inimaginável do sonho, sua diáfana gentileza de pés de lã, para
ancorar no concreto.” Os morfemas da palavra destacada estão
devidamente identificados na alternativa:
a) inimagin (radical), ável
(sufixo)
c) in (prefixo), imagin (radical), vel (sufixo)
b) in (prefixo), imagin (radical) ável (sufixo)
d) ini (prefixo), magin (radical), vel (sufixo)
8 - Do texto “O professor de
nossos filhos”, de Cláudio de Moura Castro (Veja, 14/7/99, p. 21), selecionamos
dois trechos que falam sobre o que seria um bom professor:
(...) O bom professor tem um
conceito positivo de si mesmo e de seu trabalho. Ele faz o que gosta, gosta do
que faz e se sente realizado
porque é professor.
a) Veja agora a palavra realizado. Ela
deriva de realizar, que, por sua vez,
vem de real. Que tal agora você escrever mais
palavras terminadas em -izar e -(is)ar? Aproveite e indique a palavra de
origem.
-izar
|
-(is)ar
|
Realizar - real
|
Pesquisar - pesquisa
|
|
|
|
|
|
|
b) Vamos retirar do texto a
palavra beleza. Escreva mais três palavras com o sufixo -eza. Vamos começar para você:
certeza, riqueza, magreza, ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________
9 - Você conhece a música de Beto Barbosa “Foi
você quem quis assim”?
Foi envenenando o meu coração
Magoou, feriu, partiu, quer
voltar
Docemente eu digo não
Você sabe que se eu falar
Dessa água não vou mais beber
Choro e deixo a sede me matar
Pra não ter vergonha de viver
Você foi um rio que já passou
E moveu moinhos dentro de mim
Por meus olhos transbordou e
secou
Foi você quem quis assim
DEBÉTIO, Paulo & RESENDE,
Paulinho. Disco Beto Barbosa - Navegar. São Paulo:
Continental,1995.34
|
Foi você quem quis assim, amor,
Fiz de tudo pelo amor de nós dois
Sinos, alianças, chuvas de arroz
Mas você mudou depois
Me deixou carente assim, de amor
Fui brinquedo que você não quis
mais
Fez o meu castelo de sonhador
Desabar pra nunca mais
Eu estava no meu canto só
Sem ninguém, mas sem chorar também
Coração achando assim melhor
Não se perde quando não se tem
Mas aquele doce em seu olhar
a) Escreva os versos que provem
que:
– o narrador se casou:
______________________________________________________________________
– o narrador chorou: ______________________________________________________________________
b) Qual a diferença de sentido da
palavra amor nos versos 1 e 2? ___________________________________
_______________________________________________________________________________________
c) Quais os sentidos das palavras
mas (linha 4) e mais (linha 6)? ____________________________________
________________________________________________________________________________________
d) Observe a acentuação das
palavras ninguém e também. Essa é uma regra de
acentuação em nossa língua: acentuamos as oxítonas terminadas em
-em. Escreva quatro palavras terminadas
desse modo:
______________________________________________________________________________________
Respostas
1 . desanimador – anima (radical)
realizar – real (radical)
anoitecer – noit (radical)
exportação – port (radical)
inativo – at (radical)
analisar – analis (radical)
2 - a) enterrar
b)
aterrar
3 - – finita
4 - (i) emigrar
(b) circunferência
(j) refazer
(d) contradição
(f) anfíbio144
(e) soterrar
(h) hipodérmico
(g) cooperar
(a) imortal
(c) hemisfério
5 - a. profissão.
b. soldador, maquiador,
construtor, aviador, operador de som.
6 -c
7 - b
8 - Leve o aluno a chegar à
seguinte conclusão: - quando tem s no
radical da palavra de origem, o verbo termina em -(is)ar (análise analisar);
- quando não tem s no radical, o
verbo derivado termina com -izar (real realizar)
- c) A palavra MAS liga orações
que indicam idéias opostas, ou seja, dá a noção
de alguma coisa contrária à nossa
expectativa.
Exemplo: Pedro correu para o ônibus, mas não o
alcançou.
-izar
|
-(is)ar
|
atualizar (atual)
|
Pesquisar pesquisa
|
colonizar (colônia)
|
pisar (piso)
|
esvaziar (vazio) etc.
|
avisar (aviso)
|
|
alisar (liso)
|
|
atrasar (atraso) etc
|
b-
Impureza, pobreza, tristeza, limpeza, pureza, dureza etc.
9 a) O narrador se casou: “Sinos,
alianças, chuvas de arroz”. (v • 3)
O narrador chorou: “Por meus olhos
transbordou e secou”. (v • 23)
b) A palavra amor (verso 1) é o
modo que ele chama a amada (vocativo). Poderia
ser “meu bem, minha fofa, minha
querida”. Já a palavra amor (verso 2) é o
sentimento entre duas pessoas.
c) Mas (verso 4), palavra que
significa porém, contudo.
Mais (verso 6), palavra que indica
interrupção de ação e pode equivaler a
“nunca mais”.
c)) A palavra MAIS é usada para
indicar acréscimo ou aumento de intensidade.
Exemplos: Ele levou à escola sua bolsa e mais outros
objetos. (acréscimo)
O noivo parecia mais preocupado do que a
noiva. (intensidade)
d) Sugestões: amém, alguém, porém,
além, acém (carne do lombo do boi),
Jerusalém, Santarém, Belém etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário