quinta-feira, 30 de agosto de 2018

RADICAL / PREFIXO E SUFIXO DAS PALAVRAS


Conhecer os processos de formação das palavras  possibilita compreendê-las melhor quanto ao conteúdo significativo e  perceber com que intenção elas estão sendo usadas (um texto informativo,  um anúncio publicitário, uma piada etc.).
                Assim, antes de classificá-las, temos que saber de onde elas vêm e  como são formadas. A menor unidade significativa que forma as palavras  e dá sentido a elas é o morfema. É a partir desse conceito que damos nomes às partes de uma palavra qualquer, seus elementos mórficos.

Observe:
Radical (ou raiz) – morfema que exprime o significado básico da palavra.     Ex.: invencível. 
É o elemento comum de palavras cognatas também chamadas de palavras da mesma família. É responsável pelo significado básico da palavra.  Ex.: terra, terreno, terreiro, terrinha, enterrar, terrestre...
Atenção:
Às vezes, ele sofre pequenas alterações. Ex.: dormir, durmo; querer, quis As palavras que possuem mais de um radical são chamadas de compostas.
Exemplo   passatempo

Prefixo – morfema que se junta antes do radical para formar uma palavra nova. Ex.: refazer.
Sufixo – morfema que junta-se depois do radical para formar  palavra nova.  Ex.: ferrugem

1 - Marque o radical das palavras:
a) desanimador  ______________________________   b) realizar   ___________________
c)  anoitecer  ________________________________ d) exportação   __________________
e)  inativo _________________________________  f) analisar _______________________
2 - Considere a palavra terra. A partir dela, forme, por derivação, os verbos que indicam:
a) – colocar dentro/debaixo da terra - _________________________________________
b) – encher/completar com terra - ___________________________________________
3. Considere a palavra infinita:
– eliminando o seu prefixo, temos a palavra que lhe deu origem. Indique-a.   ____________________
4 - Relacione as colunas de acordo com o sentido dos prefixos:
a. negação                              (     ) emigrar
b. em torno de                       (     ) circunferência
c. metade                                (     ) refazer
d. oposição                             (     ) contradição
e. movimento para baixo     (     ) anfíbio
f. duplicidade                          (     ) soterrar
g. simultaneidade                  (       ) hipodérmico
h. posição inferior                  (       ) cooperar
i. movimento para fora          (       ) imortal
j. repetição                              (        ) hemisfério

 5 - Leia o fragmento a seguir e faça o que se pede:
Pobre Jeca Tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade! Jeca  mercador, Jeca lavrador, Jeca filósofo...
(Urupês – Monteiro Lobato)
a. Qual é o significado do sufixo –dor nas palavras mercador e lavrador? ____________________________
b. Você saberia citar cinco palavras que apresentam o mesmo tipo de sufixo? Ex:
encanador,___________________, __________________, _________________, ______________, ________________.
6.Assinalar a alternativa correta. Na palavra “empedramento”.
   a) o sufixo é  ento     b) o prefixo é empe    c) o tema é pedra     d) o radical é emped.
7.Em “Temos que perder o macio inimaginável do sonho, sua diáfana gentileza de pés de lã, para ancorar no concreto.”   Os morfemas da palavra destacada estão devidamente identificados na alternativa:
 a) inimagin (radical), ável (sufixo)                         c) in (prefixo), imagin (radical), vel (sufixo)
 b) in (prefixo), imagin (radical) ável (sufixo)        d) ini (prefixo), magin (radical), vel (sufixo)

8 - Do texto “O professor de nossos filhos”, de Cláudio de Moura Castro (Veja, 14/7/99, p. 21), selecionamos dois trechos que falam sobre o que seria um bom professor:
(...) O bom professor tem um conceito positivo de si mesmo e de seu trabalho. Ele faz o que gosta, gosta do
que faz e se sente realizado porque é professor.
     a) Veja agora a palavra realizado. Ela deriva de realizar, que,  por sua vez, vem de real. Que tal agora você escrever mais  palavras terminadas em -izar e -(is)ar? Aproveite e indique a palavra de origem.
-izar
-(is)ar
Realizar  - real
Pesquisar - pesquisa









b) Vamos retirar do texto a palavra beleza. Escreva mais três palavras com o  sufixo -eza. Vamos começar para você: certeza, riqueza, magreza, ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________
          9 -    Você conhece a música de Beto Barbosa “Foi você quem quis assim”?
Foi envenenando o meu coração
Magoou, feriu, partiu, quer voltar
Docemente eu digo não
Você sabe que se eu falar
Dessa água não vou mais beber
Choro e deixo a sede me matar
Pra não ter vergonha de viver
Você foi um rio que já passou
E moveu moinhos dentro de mim
Por meus olhos transbordou e secou
Foi você quem quis assim
DEBÉTIO, Paulo & RESENDE, Paulinho. Disco Beto Barbosa - Navegar. São Paulo:
Continental,1995.34

Foi você quem quis assim
Foi você quem quis assim, amor,
Fiz de tudo pelo amor de nós dois
Sinos, alianças, chuvas de arroz
Mas você mudou depois
Me deixou carente assim, de amor
Fui brinquedo que você não quis mais
Fez o meu castelo de sonhador
Desabar pra nunca mais
Eu estava no meu canto só
Sem ninguém, mas sem chorar também
Coração achando assim melhor
Não se perde quando não se tem
Mas aquele doce em seu olhar
a) Escreva os versos que provem que:
– o narrador se casou: ______________________________________________________________________
– o narrador chorou:  ______________________________________________________________________
b) Qual a diferença de sentido da palavra amor nos versos 1 e 2? ___________________________________
_______________________________________________________________________________________
c) Quais os sentidos das palavras mas (linha 4) e mais (linha 6)? ____________________________________
________________________________________________________________________________________
d) Observe a acentuação das palavras ninguém e também. Essa é uma regra de  acentuação em nossa língua: acentuamos as oxítonas terminadas em -em.  Escreva quatro palavras terminadas desse modo:
______________________________________________________________________________________

Respostas
1 . desanimador – anima (radical)
realizar – real (radical)
 anoitecer – noit (radical)
 exportação – port (radical)
 inativo – at (radical)
analisar – analis (radical)

2 -  a) enterrar
b)  aterrar
3 - – finita
4 -  (i) emigrar
(b) circunferência
(j) refazer
(d) contradição
(f) anfíbio144
 (e) soterrar
(h) hipodérmico
(g) cooperar
(a) imortal
(c) hemisfério
5 - a. profissão.
b. soldador, maquiador, construtor, aviador, operador de som.

6 -c
7 - b
8 - Leve o aluno a chegar à seguinte conclusão:  - quando tem s no radical da palavra de origem, o verbo termina em -(is)ar   (análise analisar);
- quando não tem s no radical, o verbo derivado termina com -izar (real  realizar)
- c) A palavra MAS liga orações que indicam idéias opostas, ou seja, dá a noção
de alguma coisa contrária à nossa expectativa.
Exemplo:   Pedro correu para o ônibus, mas não o alcançou.
-izar
-(is)ar
atualizar (atual)
Pesquisar pesquisa
colonizar (colônia)
pisar (piso)
esvaziar (vazio) etc.
avisar (aviso)

alisar (liso)

atrasar (atraso) etc

b-  Impureza, pobreza, tristeza, limpeza, pureza, dureza etc.
9 a) O narrador se casou: “Sinos, alianças, chuvas de arroz”. (v • 3)
O narrador chorou: “Por meus olhos transbordou e secou”. (v • 23)
b) A palavra amor (verso 1) é o modo que ele chama a amada (vocativo). Poderia
ser “meu bem, minha fofa, minha querida”. Já a palavra amor (verso 2) é o
sentimento entre duas pessoas.
c) Mas (verso 4), palavra que significa porém, contudo.
Mais (verso 6), palavra que indica interrupção de ação e pode equivaler a
“nunca mais”.
c)) A palavra MAIS é usada para indicar acréscimo ou aumento de intensidade.
Exemplos:  Ele levou à escola sua bolsa e mais outros objetos. (acréscimo)
 O noivo parecia mais preocupado do que a noiva. (intensidade)
d) Sugestões: amém, alguém, porém, além, acém (carne do lombo do boi),
Jerusalém, Santarém, Belém etc.

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