1º atividade
Proposta:
Em grupos de 4 alunos, elabore um pequeno diálogo teatral entre pessoas utilizando gírias de um grupo social qualquer, tais como:
1. rappers – tá ligado, mina, mano, x9, gogó, rolé, zoar, bolado;
2. internautas – download, hacker, navegar, pc, deletar, fake, caiu, noob;
3. sertanejos (rodeios) – cumpá, escorpião no bolso, chique até, siiiguuura, moiá as palavras, paraguaio, peão macaco-velho;
4. patricinhas – babado, chocar, “hi”, look, miga, more, na night, passado;
5. lutadores de jiu-jtsu – amarelão, cheio de marra, casca grossa, tomar toco, levantar uns pesos;
6. roqueiros – demorou, animal, porradão, cabuloso, sinistro, só lamento, tá show;
7. jogadores de futebol – maria chuteira, ir pro chuveiro, banheira, chocolate, “de letra”, dar o sangue, frango, galera;
8. surfistas – amarradão, arrebentar, brother, casca grossa, kaô, marola, me quebrei, tá show;
9. emos – Xaudade, miguxa, fofo, moxa, moxo, tudi bein cum vuxê, bacaneer, nuss;
10. funkeiro – bolado, bonde, buzum, caô, chapa quente, cumpadi, Falou, já é, maneiro, rolé.
2º atividade
1) Reescreva o texto abaixo substituindo as
gírias por palavras ou expressões mais formais.
É massa!
Dessa vez a Atrevida " arrepiou".
Foi " da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias
" maneiras" de todos os lugares. É por isso que me
"amarro" cada vez mais nessa revista: descolada, divertida, diferente
e "trilegal"
(Trecho de uma carta enviada para revista
"Atrevida")
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Suponha que você esteja em um jantar muito
chique de aniversário, como você poderia modificar essas frases para ser mais
formal, ou mais educado com os convidados?
a) A noite hoje está massa! ___________________________________________________
b) Adorei o rango! (Ex:Adorei o jantar!)
___________________________________________
c) "Vô nessa"! Até mais meu chapa! _______________________________________________
d) E ai véi? Qual é a boa de hoje? _________________________________________________
e) "Demorô" Vamos bailar... ___________________________________________________
3 - Reescreva as frases abaixo, escritas de forma
mais formal, empregando uma linguagem mais popular. Imagine que você está
falando com um amigo em um bar!
a) Fiquei muito emocionado com a sua declaração.
___________________________________________________
b) Essa moça é lindíssima. ___________________________________________________
c) Diga aos nossos companheiros que mais tarde
nos encontraremos.
___________________________________________________
d) Aquele foi um gol muito especial, feito com
muita técnica.
___________________________________________________
4 - Leia
Domingo,
eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater
um fio para o Zeca.
- E aí, cara? Vamos no cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
Márcia Paganini Cavéquia
a) Você conseguiu entender o texto acima?
- E aí, cara? Vamos no cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
Márcia Paganini Cavéquia
a) Você conseguiu entender o texto acima?
__________________________________________________________________________
b) Em sua opinião todas as pessoas que lerem o texto conseguirão compreendê-lo? Por quê?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
c) Você saberia explicar o significado de cada uma das gírias do texto acima? Vamos tentar?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
d) Agora, depois de tentar descobrir o significado das gírias, reescreva o texto de acordo com suas sugestões.
b) Em sua opinião todas as pessoas que lerem o texto conseguirão compreendê-lo? Por quê?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
c) Você saberia explicar o significado de cada uma das gírias do texto acima? Vamos tentar?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
d) Agora, depois de tentar descobrir o significado das gírias, reescreva o texto de acordo com suas sugestões.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Após assistirem ao vídeo, o professor deverá
iniciar uma conversa, pedindo que os alunos retomem o conceito de gíria dado no
vídeo e que relembrem as diferentes gírias ao longo do tempo, retratadas
também neste vídeo.
O professor pedirá, ainda, que eles citem algumas
gírias que utilizam no dia a dia.
Momento
2
O professor deverá conversar com os alunos a
respeito das situações em que se é comum e adequado usar gírias (bares,
internet, festa, conversas com amigos, etc) e aquelas em que esse uso não
é apropriado (entrevistas de emprego, jantares, sala de aula, etc).
Nesse momento, o professor discutirá com os
alunos por que não seria adequado utilizar gírias nas situações comentadas por
eles, dando alguns exemplos para ilustrar:
Em uma reunião de negócios o uso de gírias não é
adequado, se um executivo utilizar essas palavras, os outros acharão estranho a
postura dele, pois não se usa gírias nessa situação.
Outro exemplo que poderá ser comentado: se você
for fazer uma entrevista de emprego pra uma empresa, não será admitido a
utilização de gírias.
A partir desses exemplos do dia a dia, os alunos
irão percebendo de forma natural a necessidade de adequar a linguagem em
diferentes situações, ou seja, a necessidade de falar de um jeito em uma
situação e de outro jeito em outra. Assim, o professor explicará que uma mesma
coisa pode ser dita de outra maneira com o objetivo de se adequar à linguagem a
cada situação.
Para que os alunos entendam essa explicação, será
realizada a seguinte atividade no caderno:
Atividade
1
1) Reescreva o texto abaixo substituindo as
gírias por palavras ou expressões mais formais.
(Obs: O conceito de formal e informal será
introduzido também de forma natural e os alunos perceberão essa diferença ao
realizarem as atividades.)
É massa!
Dessa vez a Atrevida " arrepiou". Foi "
da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias " maneiras"
de todos os lugares. É por isso que me "amarro" cada vez mais
nessa revista: descolada, divertida, diferente e "trilegal"
(Trecho de uma carta enviada para revista
"Atrevida")
Para realizar essa atividade, o professor deverá
explicar que uma leitora de uma revista chamada "Atrevida"
escreveu essa carta elogiando uma matéria sobre gírias, publicada pela revista.
Continuará a explicação afirmando que "Atrevida" é uma revista para
jovens e por esse motivo a carta da leitora está adequada, no entanto, se a
mesma leitora quisesse escrever para uma outra revista que não fosse destinada
a jovens, ela precisaria escrever uma carta com uma linguagem diferente, mais
formal.
O professor realizará essa atividade, juntamente
com os alunos, reescrevendo coletivamente o texto, no qual as gírias serão
substituidas por outras palavras mais formais.
Um exemplo dessa reescrita seria:
Desta vez a "Atrevida" obteve um bom
desempenho. Foi excelente a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com ótimas gírias de
todos os lugares. É por isso que adoro cada vez mais essa revista:
irreverente, divertida e interessante.
Momento
3
Em seguida, o professor orientará uma outra
atividade de reescrita no caderno, semelhante, mas que será realizada pelos
alunos individualmente:
Atividade
2
Suponha que você esteja em um jantar muito chique
de aniversário, como você poderia modificar essas frases para ser mais formal,
ou mais educado com os convidados?
(Obs: as gírias podem ser modificadas
e o professor poderá utilizar aquelas que são mais usadas na região, na
qual a aula está inserida)
a) A noite hoje está massa! (Ex:A noite hoje está
maravilhosa)
b) Adorei o rango! (Ex:Adorei o jantar!)
c) "Vô nessa"! Até mais meu chapa!
(Ex:Estou indo embora! Até logo, amigo!)
d) E ai véi? Qual é a boa de hoje? (Ex:E aí
jovem? O que me conta de novo sobre o dia de hoje?)
e) "Demorô" Vamos bailar... (Ex:
Gostaria sim, vamos dançar)
Momento
4
Após a correçâo oral dessa atividade, será
realizada uma outra atividade de reescrita, ao contrário das anteriores, na
qual os alunos irão transformar frases mais formais em menos formais,
utilizando gírias.
Atividade
3
Reescreva as frases abaixo, escritas de forma
mais formal, empregando uma linguagem mais popular. Imagine que você está
falando com um amigo em um bar!
a) Fiquei muito emocionado com a sua declaração.
(Ex: Fiquei trifeliz com o que você falou cara!)
b) Essa moça é lindíssima. (Ex: Essa mina é show
de bola)
c) Diga aos nossos companheiros que mais tarde nos
encontraremos. (Ex: Fala para os camaradas que a gente se acha mais tarde)
d) Aquele foi um gol muito especial, feito com
muita técnica. (Ex: Aquele gol foi maneiro! Muito massa!)
Essa atividade deve ser corrigida pelo professor
oralmente.
Momento
5
Para finalizar a aula o professor proporá uma
brincadeira com os alunos, a qual consiste em uma encenação de uma conversa
informal em um bar e a encenação de uma conversa formal, como um jantar ou uma
entrevista.
O professor dividirá a turma em dois grupos (um
com uma situação formal e outro informal) e os ajudará a escolher a situação ou
a cena a qual eles irão retratar, bem como adequar suas falas àquela situação
escolhida.
Os grupos se reunirão para discutirem as falas e
após algum tempo, cada grupo apresentará a sua cena para o outro grupo.
Linguagem coloquial, informal ou popular é a linguagem utilizada
no cotidiano e que não exige a observância total da gramática. Linguagem formal
é aquela em que se usa o padrão formal da língua, isto é, aquela ensinada na
gramática e seu uso se dá em situações mais formais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário