Para iniciar a atividade, o professor sugere um texto, no qual os alunos deverão encontrar os elementos constituintes da narrativa através de uma atividade escrita no caderno.
O professor iniciará a aula fazendo algumas perguntas aos alunos relacionadas aos elementos narrativos. Eis algumas sugestões de perguntas:
• O que é uma narrativa?
• Quais são os elementos necessários para que um determinado texto seja classificado como narrativa?
• O que significa enredo da narrativa?
• O que é nó e desenlace na narrativa?
• O que é clímax na narrativa?
• Quais são os tipos de textos narrativos que vocês conhecem?
Após ouvir todos os palpites, o professor deverá responder às mesmas perguntas e fazer um esquema, juntamente com os alunos, para que eles registrem no caderno.
• Narrativa: São textos nos quais se contam um ou mais fatos, envolvendo certas personagens. A narrativa pode se manifestar em diferentes gêneros: notícia de jornal, conto de fada, romance, novela, crônica, lendas etc.
• Elementos da narrativa: - Enredo: conjunto dos fatos narrados. O autor organiza as informações de modo a criar algum suspense ou a intensificar a emoção de seu leitor. O enredo desencadeia-se com base em um conflito. É o conflito que possibilita, quase sempre, a divisão do enredo em partes: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.
- Tempo e espaço: são duas categorias importantes, pois revelam quando e onde ocorrem os fatos narrados.
- Personagens: se movimentam, agem, conversam, provocando nos leitores as mais diversas emoções. A personagem principal é o protagonista, a quem quase sempre se opõe um antagonista. Em torno deles atuam as personagens secundárias.
- Foco narrativo: pode ser entendido como o ponto de vista a partir do qual o texto nos é apresentado: pelo narrador ou por uma das personagens, em primeira pessoa, ou por um narrador em terceira pessoa, que não participa da história.
TEXTO NARRATIVO
A
narração é um tipo de texto marcado pela temporalidade. Ou seja, como seu
material é o fato e a ação que envolve personagens, a progressão temporal é
essencial para o seu desenrolar: essas ações direcionam-se para um conflito que
requer uma solução. A trama que se constrói com os elementos do conflito
desenvolve-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.
O
fio da narrativa – a organização dos fatos no tempo e o ponto de vista pelo
qual são relatados – é conduzido por um narrador que pode participar ou não dos
acontecimentos, que pode ou não estar envolvido neles. Esse aspecto é
fundamental para o resultado do texto.
Atenção a algumas perguntas
fundamentais da modalidade narrativa:
. O que aconteceu?
____________________ Acontecimento, fato, situação
. Com quem?
_________________________Personagem
. Onde? Quando? Como?
_______________Espaço, tempo, modo
. Quem está contando?
_________________Narrador
Leia o texto a seguir
O
motorista Maurílio de Jesus Antonio, 51, foi encontrado ontem de manhã em um
terreno, no km 43 da via Dutra, em Cachoeira Paulista, com os pés e mãos
amarrados com fios de cobre.
Ele
disse à Polícia Rodoviária Federal que ficou oito dias amarrado.
Antonio
afirmou que foi assaltado na rodovia no dia 30 de janeiro. Ele foi encontrado
por funcionários de uma empresa que faz a manutenção da Dutra.
Antonio
está internado na Santa Casa de Cachoeira Paulista.
(Folha de São Paulo, 8/2/95)
Respondendo às perguntas inerentes
à narrativa:
. O que aconteceu? Um assalto e apreensão da vítima em cativeiro.
. Com quem? A vítima foi o motorista Maurílio de Jesus Antonio
. Onde? Quando? Como? Ele foi encontrado no
km 43 da via Dutra em Cachoeira Paulista em 07/02/95, depois de oito dias
amarrado com fios de cobre e sem comer.
. Quem está contando? O narrador em 3ª
pessoa.
Antes de fazer o seu texto
narrativo, não se esqueça dessas informações.
O professor fará uma atividade em grupo de 4 ou 5 alunos. Cada pessoa do
grupo toma uma folha de papel e escreve o seguinte parágrafo:Peguei uma revista na estante da sala e fui para o quarto ler um pouco. Enquanto folheava a revista tive uma surpresa em uma das páginas, pois encontrei uma reportagem sobre a vizinha de minha vó, Dona Julieta. Li a reportagem e fiquei perplexo ao saber que....
Cada aluno escreve mais um trecho, continuando a narrativa. Ao sinal do professor, os alunos deverão trocar a folha entre si, no sentido horário, ler o que o colega escreveu e continuar a narrativa por mais um parágrafo.
Ao sinal do professor, trocam-se novamente as folhas e assim por diante até que a folha chegue a quem escreveu o primeiro parágrafo.
O professor deve alertar os alunos para o fato de que a narrativa deve ter uma sequência lógica, ser coerente e interessante para o leitor. Deve dizer também sobre a necessidade de envolver o leitor, ampliando e resolvendo o conflito no tempo certo. Poderá também levantar na lousa algumas questões, tais como: Qual é a personagem principal da história? Onde aconteceu? Que problema deve ser resolvido? Qual o título da história?
Ao final da atividade, o professor sugere uma roda de leitura dos textos. Essa roda de leitura poderá ser feita na própria sala de aula ou no pátio da escola. O professor deve levá-los a perceber como, de um mesmo início, cada um construiu um texto diferente. Isso se dá porque cada pessoa tem suas próprias vivências, um modo particular de pensar e um estilo próprio de escrever.
Atividade
TEXTO NARRATIVO
A
narração é um tipo de texto marcado pela temporalidade. Ou seja, como seu
material é o fato e a ação que envolve personagens, a progressão temporal é
essencial para o seu desenrolar: essas ações direcionam-se para um conflito que
requer uma solução. A trama que se constrói com os elementos do conflito
desenvolve-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.
O
fio da narrativa – a organização dos fatos no tempo e o ponto de vista pelo
qual são relatados – é conduzido por um narrador que pode participar ou não dos
acontecimentos, que pode ou não estar envolvido neles. Esse aspecto é
fundamental para o resultado do texto.
Atenção a algumas perguntas
fundamentais da modalidade narrativa:
. O que aconteceu? ____________________ Acontecimento,
fato, situação
. Com quem? _________________________Personagem
. Onde? Quando? Como? _______________Espaço, tempo, modo
. Quem está contando? _________________Narrador
Leia o texto a seguir
O
motorista Maurílio de Jesus Antonio, 51, foi encontrado ontem de manhã em um
terreno, no km 43 da via Dutra, em Cachoeira Paulista, com os pés e mãos
amarrados com fios de cobre.
Ele
disse à Polícia Rodoviária Federal que ficou oito dias amarrado.
Antonio
afirmou que foi assaltado na rodovia no dia 30 de janeiro. Ele foi encontrado
por funcionários de uma empresa que faz a manutenção da Dutra.
Antonio
está internado na Santa Casa de Cachoeira Paulista.
(Folha de São Paulo, 8/2/95)
Respondendo às perguntas
inerentes à narrativa:
. O que aconteceu?
. Com quem?
. Onde? Quando? Como
. Quem está contando?
Produção Textual
Antes de fazer o seu texto
narrativo, não se esqueça dessas informações.
_______________________________________________
(título)
Peguei
uma revista na estante da sala e fui para o quarto ler um pouco. Enquanto
folheava a revista tive uma surpresa em uma das páginas, pois encontrei uma
reportagem sobre a vizinha de minha vó, Dona Julieta. Li a reportagem e fiquei
perplexo ao saber que....
Nenhum comentário:
Postar um comentário