Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão
entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um
vocábulo a outro.
O período composto é formado de duas ou
mais orações. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas
por conjunções (= conectivos).
Conectivos que expressão idéia de adicionar,
acrescentar: e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão
também, como também...
Ela estuda e trabalha.
Conectivos que expressão idéia de oposição,
contraste: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as
locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso.
Ela estuda, no entanto não trabalha.
Conectivos que expressão idéia de
alternância: ou. Também as locuções ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer...
Ou ela estuda ou trabalha.
Ou ela estuda ou trabalha.
Conectivos que expressão idéia de conclusão
(sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto
ao verbo).Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que... Ela
estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada.
Conectivos que expressão idéia de
explicação (justificam a proposição da oração anterior): que, porque,
porquanto...
Vamos estudar, que as provas começam amanhã.
Vamos estudar, que as provas começam amanhã.
1. Sem alterar a idéia
contida no período dado, construa um novo, a partir do início proposto. Use o
elemento em destaque que melhor se ajuste ao novo período e faça as
modificações necessárias.
a)
Bateu-me com tanta força, que não pude deixar de cair.
Não
pude deixar de cair ___________________________________________.
assim
– quando – à medida que – então – porque
b) A
companhia era chata e a viagem tornou-se aborrecida.
A
companhia era tão chata ___________________________________________.
mas
– portanto – embora – por isso – que
c)
Insiste em sair com ele, conquanto mal o conheça.
Mal
o conhece, ___________________________________________.
por
isso – então – no entanto – logo – em conseqüência
2. O uso de conectores inadequados nas frases transcritas provoca um
efeito de incoerência. Reescreva-as, fazendo as alterações necessárias para
garantir a coesão perfeita.
a. O Luís atrasou-se mas perdeu
o ônibus.
______________________________________________________________
b. O Luís atrasou-se. No entanto
vai perder o avião.
_____________________________________________________________
3)As orações se interligam. Junte-as num só período
usando uma palavra de ligação. Comece sempre pela primeira oração.
a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
____________________________________________________________________
a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
____________________________________________________________________
b) O mendigo trouxe a carteira perdida. / O mendigo pediu uma recompensa.
____________________________________________________________________
c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
____________________________________________________________________
d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
____________________________________________________________________
d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
____________________________________________________________________
e) A seleção brasileira era a melhor do mundo. / A
seleção brasileira não ganhou a Copa.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
f) John não era brasileiro. / John não podia
candidatar-se a presidente.
____________________________________________________________________
4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.
a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.
a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
____________________________________________________________________
b) Caíram muitas barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi
interrompido.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
c) Meu tio pagou todos os impostos do carro. / A lei manda pagar todos os
impostos.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
d) O ônibus avançou. / O sinal abriu.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
e) O diretor foi verificar o trabalho na usina. / Estava combinado que o
diretor ia verificar o trabalho.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
f) Eu não saí no final de semana. / Choveu no final de semana.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
Gabarito
1 - a) Bateu-me com tanta força,
que não pude deixar de cair.
Não pude deixar de cair, porque me bateu com muita força
b) A companhia era chata e a viagem tornou-se aborrecida.
A companhia era tão chata que a viagem tornou-se aborrecida
c) Insiste em sair com ele, conquanto mal o conheça.
Mal o conhece,no entanto insiste em sair com ele.
Não pude deixar de cair, porque me bateu com muita força
b) A companhia era chata e a viagem tornou-se aborrecida.
A companhia era tão chata que a viagem tornou-se aborrecida
c) Insiste em sair com ele, conquanto mal o conheça.
Mal o conhece,no entanto insiste em sair com ele.
2. O uso de conectores inadequados nas frases transcritas provoca um
efeito de incoerência. Reescreva-as, fazendo as alterações necessárias para
garantir a coesão perfeita.
a. O Luís atrasou-se mas perdeu
o ônibus.
O Luís atrasou-se por isso
perdeu o ônibus.
b. O Luís atrasou-se. No entanto
vai perder o avião.
O Luís atrasou-se. Logo vai perder o ônibus.
3)As orações se interligam. Junte-as num só período
usando uma palavra de ligação. Comece sempre pela primeira oração.
a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
R: joão não se preparou para o concurso, por isso nao foi aprovado.
b) O mendigo trouxe a carteira perdida. / O mendigo pediu uma recompensa.
R: o mendigo troxe a carteira perdida e pediu uma recompensa.
c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
R: O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho, mas não recebeu horas extras.
d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
R: O marido não acompanhou a mulher à festa, pois estava muito cansado.
a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
R: joão não se preparou para o concurso, por isso nao foi aprovado.
b) O mendigo trouxe a carteira perdida. / O mendigo pediu uma recompensa.
R: o mendigo troxe a carteira perdida e pediu uma recompensa.
c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
R: O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho, mas não recebeu horas extras.
d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
R: O marido não acompanhou a mulher à festa, pois estava muito cansado.
e) A seleção brasileira era a melhor do mundo. / A
seleção brasileira não ganhou a Copa.
A seleção basileira era a melhor de todo o mundo, porém não ganhou a copa.
A seleção basileira era a melhor de todo o mundo, porém não ganhou a copa.
f) John não era brasileiro. / John não podia
candidatar-se a presidente.
R: John não era brasileiro, por isso não podia candidatar-se a presidente.
4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.
a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
R: Os funcionários decidiram entrar em greve, apesar de os patrões concederem o aumento dos salários.
b) Caíram muitas barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi interrompido.
R: Caíram muitas barreiras na estrada, por isso o trânsito na estrada foi interrompido.
c) Meu tio pagou todos os impostos do carro. / A lei manda pagar todos os impostos.
R: Meu tio pagou todos os impostos do carro porque a lei manda.
d) O ônibus avançou. / O sinal abriu.
R: O ônibus avançou pois o sinal abriu.
e) O diretor foi verificar o trabalho na usina. / Estava combinado que o diretor ia verificar o trabalho.
R: O diretor fo verificar o trabalho na usina porque estava combinado assim.
f) Eu não saí no final de semana. / Choveu no final de semana.
R: eu saí no final de semana apesar de ter chovido.
R: John não era brasileiro, por isso não podia candidatar-se a presidente.
4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.
a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
R: Os funcionários decidiram entrar em greve, apesar de os patrões concederem o aumento dos salários.
b) Caíram muitas barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi interrompido.
R: Caíram muitas barreiras na estrada, por isso o trânsito na estrada foi interrompido.
c) Meu tio pagou todos os impostos do carro. / A lei manda pagar todos os impostos.
R: Meu tio pagou todos os impostos do carro porque a lei manda.
d) O ônibus avançou. / O sinal abriu.
R: O ônibus avançou pois o sinal abriu.
e) O diretor foi verificar o trabalho na usina. / Estava combinado que o diretor ia verificar o trabalho.
R: O diretor fo verificar o trabalho na usina porque estava combinado assim.
f) Eu não saí no final de semana. / Choveu no final de semana.
R: eu saí no final de semana apesar de ter chovido.