segunda-feira, 3 de setembro de 2018

CONECTIVOS - ATIVIDADES COM GABARITO



Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.
O período composto é formado de duas ou mais orações. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções (= conectivos).
Conectivos que expressão idéia de adicionar, acrescentar: e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também...    
Ela estuda e trabalha.
Conectivos que expressão idéia de oposição, contraste: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso.   
 Ela estuda, no entanto não trabalha.
Conectivos que expressão idéia de alternância: ou. Também as locuções ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer...
Ou ela estuda ou trabalha.
Conectivos que expressão idéia de conclusão (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que...        Ela estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada.
Conectivos que expressão idéia de explicação (justificam a proposição da oração anterior): que, porque, porquanto...
Vamos estudar, que as provas começam amanhã.

1. Sem alterar a idéia contida no período dado, construa um novo, a partir do início proposto. Use o elemento em destaque que melhor se ajuste ao novo período e faça as modificações necessárias.
a) Bateu-me com tanta força, que não pude deixar de cair.
Não pude deixar de cair ___________________________________________.
assim – quando – à medida que – então – porque
b) A companhia era chata e a viagem tornou-se aborrecida.
A companhia era tão chata ___________________________________________.
mas – portanto – embora – por isso – que
c) Insiste em sair com ele, conquanto mal o conheça.
Mal o conhece, ___________________________________________.
por isso – então – no entanto – logo – em conseqüência

2. O uso de conectores inadequados nas frases transcritas provoca um efeito de incoerência. Reescreva-as, fazendo as alterações necessárias para garantir a coesão perfeita.
a. O Luís atrasou-se mas perdeu o ônibus. 
 ______________________________________________________________
b. O Luís atrasou-se. No entanto vai perder o avião.
_____________________________________________________________

3)As orações se interligam. Junte-as num só período usando uma palavra de ligação. Comece sempre pela primeira oração.

a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
____________________________________________________________________

b) O mendigo trouxe a carteira perdida. / O mendigo pediu uma recompensa.
____________________________________________________________________

c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
____________________________________________________________________

d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
____________________________________________________________________

e) A seleção brasileira era a melhor do mundo. / A seleção brasileira não ganhou a Copa.
____________________________________________________________________

f) John não era brasileiro. / John não podia candidatar-se a presidente.
____________________________________________________________________

4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.

a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
____________________________________________________________________

b) Caíram muitas barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi interrompido.
____________________________________________________________________

c) Meu tio pagou todos os impostos do carro. / A lei manda pagar todos os impostos.
____________________________________________________________________

d) O ônibus avançou. / O sinal abriu.
____________________________________________________________________

e) O diretor foi verificar o trabalho na usina. / Estava combinado que o diretor ia verificar o trabalho.
____________________________________________________________________

f) Eu não saí no final de semana. / Choveu no final de semana.
____________________________________________________________________
 


Gabarito
1 - a) Bateu-me com tanta força, que não pude deixar de cair.
Não pude deixar de cair, porque me bateu com muita força
b) A companhia era chata e a viagem tornou-se aborrecida.
A companhia era tão chata que a viagem tornou-se aborrecida
c) Insiste em sair com ele, conquanto mal o conheça.
Mal o conhece,no entanto insiste em sair com ele.

2. O uso de conectores inadequados nas frases transcritas provoca um efeito de incoerência. Reescreva-as, fazendo as alterações necessárias para garantir a coesão perfeita.
a. O Luís atrasou-se mas perdeu o ônibus.  
O Luís atrasou-se por isso perdeu o ônibus. 
b. O Luís atrasou-se. No entanto vai perder o avião.
O Luís atrasou-se. Logo vai perder o ônibus. 

3)As orações se interligam. Junte-as num só período usando uma palavra de ligação. Comece sempre pela primeira oração.

a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
R: joão não se preparou para o concurso, por isso nao foi aprovado.

b) O mendigo trouxe a carteira perdida. / O mendigo pediu uma recompensa.
R: o mendigo troxe a carteira perdida e pediu uma recompensa.

c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
R: O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho, mas não recebeu horas extras.

d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
R: O marido não acompanhou a mulher à festa, pois estava muito cansado.

e) A seleção brasileira era a melhor do mundo. / A seleção brasileira não ganhou a Copa.
A seleção basileira era a melhor de todo o mundo, porém não ganhou a copa.

f) John não era brasileiro. / John não podia candidatar-se a presidente.
R: John não era brasileiro, por isso não podia candidatar-se a presidente.

4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.
a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
R: Os funcionários decidiram entrar em greve, apesar de os patrões concederem o aumento dos salários.
b) Caíram muitas barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi interrompido.
R: Caíram muitas barreiras na estrada, por isso o trânsito na estrada foi interrompido.
c) Meu tio pagou todos os impostos do carro. / A lei manda pagar todos os impostos.
R: Meu tio pagou todos os impostos do carro porque a lei manda.
d) O ônibus avançou. / O sinal abriu.
R: O ônibus avançou pois o sinal abriu.
e) O diretor foi verificar o trabalho na usina. / Estava combinado que o diretor ia verificar o trabalho.
R: O diretor fo verificar o trabalho na usina porque estava combinado assim.
f) Eu não saí no final de semana. / Choveu no final de semana.
R: eu saí no final de semana apesar de ter chovido.

CHARGE - ATIVIDADES


Leia:     


1. Dentre as características de uma charge, destaca-se a articulação entre diferentes linguagens, especificamente a verbal e a visual. _________________________________________________
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2. Além da linguagem das imagens que outro recurso é responsável pelo estabelecimento do humor na charge?  ____________________________________________________________________________
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3. Qual é o conhecimento de mundo necessário para a compreensão da charge?
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4. Qual a crítica /denúncia que se pode depreender com a leitura desta charge?
_________________________________________________________________________________
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ACENTUAÇÃO (NOVAS REGRAS) - EXERCÍCIOS COM GABARITO

1. Assinale a opção em que todas as palavras estejam grafadas corretamente, de acordo com as novas regras.
a) Eles tem de aparar o pelo do animal com muito carinho.
b) Comprei dez quilos de lingüiça por cinqüenta reais.
c) No Brasil, vive um povo heróico que espera por mudanças.
d) A empresa européia vem produzindo novas cores para os potes de geléia.
e) Eles não veem o apoio que se dá a qualquer pessoa que aqui vem pedir ajuda.

2. (FGV-RJ – com adaptações) Assinale a alternativa que completa as frases:
I - Cada qual age como melhor lhe ....... .
II - O que ....... estes potes?
III - Nestes momentos os teóricos ....... os conceitos.
IV - Eles ....... a casa do necessário.
a) convém, contêm, reveem, proveem
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêm, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem, provêem

3. (OBJETIVO - Adaptada) De acordo com as novas regras, assinale a alternativa incorreta quanto à acentuação:
a) Eu pelo o pelo pelo prazer de pelar.
b) É macio o pelo do cão.
c) Comi a pera.
d) É o polo Norte.
e) Os professores mandaram por este álbum sobre a mesa.

4. O plural de lê, crê, dê, vê; é, respectivamente:
a) leem, creem, deem, veem
b) leem, crêem, dêem, vêm
c) lêm, crêem, dêem, vêem
d) lêem, crêm, dêem, vêm
e) lêem, crêem, dêm, vêem

5.(CESGRANRIO) Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica:
a) pegada - sinonímia d) ritmo - itens
b) êxodo - aperfeiçoe e) redimí-la - grátis
c) álbuns - atraí-lo

6. De acordo com as novas regras, assinale a frase incorreta quanto à acentuação gráfica:
A)A mulher mandou pôr os documentos na caixa branca.
B) Pedro pela os pelos do cachorro todos os meses.
C) Este voo está atrasado; os senhores têm que embarcar pela ponte aérea e fazer conexão no Rio para Florianópolis.
D) O pronunciamento feito pelo diretor na assembléia revestia-se de caráter inadiável.
E) Segundo o regulamento em vigor, as joias serão guardadas a sete chaves.

7. (EHP) – Baseando-se no novo acordo ortográfico, assinale a opção em que nenhuma das palavras deverá receber acento.
a) baiuca, moinho, feiura, tainha
b) ceu, ideia, perdoo, pasteis
c) apoio, moo, bocaiuva, heroi
d) joia, hoteis, boia, voo

8) (EHP) - Apenas uma das alternativas abaixo apresenta erro de acentuação. Assinale-a:
a) baú, véu d) hífen, órgão
b) leem, voo e) raízes, bênção
c) hífens, pólens

9. Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:
a) Eles têm muita coisa a dizer.
b) O homem sempre péla o pêlo pelo método tradicional.
c) Afinal, o que contém este embrulho?
d) Hoje vamos pôr a carta no correio.
e) Por favor, deem-lhe uma nova chance.

10. (EHP)- Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente acentuadas:
a) aérea, história, país, pastéis, hífens
b) Tatuí, armazém, caráter, herói, réu
c) saúde, melância, gratuíto, amendoím, fluído
d) tripé, urubú, útil, réu, Guaíra
e) bambu, heróico, céu, feiúra, intervém

11. (EHP) _ Assinale o único vocábulo cujo critério de acentuação gráfica é o mesmo que determinou o emprego do acento em "dê":
a) Vitória
b) taxímetro
c) dói
d) colégio
e) pôr

12. (EHP) - Assinalar a alternativa incorreta quanto ao emprego do acento diferencial.
a) Para pôr a casa em ordem foram necessárias duas faxineiras.
b) Ontem ele não pôde comparecer, mas hoje ele pode.
c) Encontrei um pêlo do gato na toalha da mesa.
d) O ônibus só para se a campainha for acionada.
e) Os pinguins migrarão para o polo norte?

13. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua portuguesa?
a) 23
b) 26
c) 28
d) 20
e) 21

14. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos
éu , éi , ói (véu, geléia, heróico ). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas como:
a) geléia, véu, heróico
b) geleia, veu, heroico
c) geléia, veu, heróico
d) geleia, véu, heroico
e) geléia, véu, heroico

15. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual
delas?
a) môo
b) relêem
c) dôo
d) Pôde
e) descrêem

16. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:
a) azaléia, império, atéia, heróico, escarcéu
b) azaléia, império, atéia, heroico, escarceu
c) azaleia, império, atéia, heróico, escarcéu
d) azaleia, imperio, ateia, heroico, escarceu
e) azaleia, império, ateia, heroico, escarcéu

17. Pelas novas regras, estão corretas as palavras:
A) baiúca, feiúra, balaústre, tainha
B) baiuca, feiura, balaústre, tainha
C) Bocaiúva, Piauí, fuinha, crêem
D) Piauí, heroína, feiúra, pólo
E) heróico, herói, vôo, céu

18. Assinale a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente, de acordo com as
novas regras.
a) heróica, tênue, idéia, môo
b) vôo, enjôo, crêem, relêem
c) caíste, Bocaiúva, baiúca, dôo
d) cinqüenta, lingüiça, pêlo, minissaia
e) Guaíra, descreem, constrói, heroico

GABARITO
1E 2A 3E 4A 5E 6D 7A 8C 9B 10B 11E 12C 13B 14D 15D 16E 17B 18A

APOSTO E VOCATIVO - ATIVIDADES COM GABARITO


Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos.
Ex: Alexandre, presidente do clube, fez a premiação.
      Tocaram duas músicas: um samba e um forró.

Vocativo é um termo independente que serve para chamar por alguém, para interpelar ou para invocar um ouvinte real ou imaginário.
Ex. Marcela, dê-me um beijo!

Atividades
1. Use a vírgula para separar o vocativo e o aposto nas frases:
a) Sou tua mãe Miro !
b) Aquele velho português pai dos sócios da firma pensou que Mirinho fosse seu neto.
c) Este menino meu pai não é seu neto.
d) CES escola onde estudo aceita alunos maiores de 14 anos.

2. Indique a função sintática dos termos assinalados, colocando: 
                              ( 1 ) aposto                  ( 2 ) vocativo

( ) Aonde vais, meu mestre, a estas horas?
( ) Ofereci lhe tudo: dinheiro, afeto e prestígio.
( ) Carlinhos, você é ainda um menino.
( ) 0 comandante Paulo embarcou para a Europa.
( ) Deseja alguma coisa, senhor?
( ) Automóveis, iates, apartamentos, tudo foi vendido no leilão.
( ) Haverá, no domingo, campeonato de remo na Lagoa Rodrigo Freitas.

3 - Leia

A)   No primeiro quadrinho temos uma expressão que tem a função sintática de VOCATIVO. Que expressão é essa? _______________________________________________
B)   No quarto quadrinho, após o pronome VOCÊ, acrescente um aposto. Não esqueça das vírgulas! ________________________________________________________

4- Aposto é uma palavra ou expressão que explica, esclarece ou resume um termo a que se refere. Na escrita, em geral, o aposto vem separado do termo a que se refere por meio de todos os sinais de pontuação a seguir, EXCETO

A-     dois-pontos.       B- ponto final.       C) travessão.     D) Vírgula

5. “Sugiro, meu amigo, não vá me dizer que você ta aí desde a semana passada!”
O valor sintático dos termos grifados na passagem acima está presente na opção:

a)  vocativo             b) sujeito           c)aposto       d) predicado

6 - Assinale a alternativa sem aposto:
a. O dr. Aqules, médico, é homem de estatura média.       
b. Ah! eu lhe agradeço muito.
c. Não os detêm ou amedrontam barreiras e contratempos, chuvas, secas, frios.
d. Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
e. Casas, prédios, carros, nada restou depois do terremoto

7- Minha bela Marilia, tudo passa/ A sorte deste mundo é mal segura/ Se vem depois dos males a
ventura/ Vem depois dos prazeres a desgraça (T. A. Gonzaga)
Minha bela Marilia é:
a. Vocativo                     c) Aposto          b. Sujeito               d) Adjunto adnominal

8. Identifique os vocativos no diálogo a seguir:
— Pai, que horas são?
—Vamos rápido, filho, já estamos atrasados.
—Alguém sabe onde está minha mochila?

9. Reescreva as orações apresentadas após os exemplos, criando vocativos para cada uma delas:
Exemplo: É preciso estudar!         Caros alunos, é preciso estudar!

a. É preciso estudar, João!   _______________________________________________
b. Faça a tarefa com cuidado! ______________________________________________



 GABARITO:
1. Use a vírgula para separar o vocativo e o aposto nas frases:
a) Sou tua mãe, Miro ! - vocativo
b) Aquele velho português, pai dos sócios da firma, pensou que Mirinho fosse seu neto. aposto
c) Este menino, meu pai, não é seu neto. vocativo
d) CES, escola onde estudo, aceita alunos maiores de 14 anos. aposto

2. Indique a função sintática dos termos assinalados, colocando: ( 1 ) aposto, ( 2 ) vocativo.
(2 ) Aonde vais, meu mestre, a estas horas?
(1 ) Ofereci lhe tudo: dinheiro, afeto e prestígio.
(2 ) Carlinhos, você é ainda um menino.
(1 ) 0 comandante Paulo embarcou para a Europa.
(2 ) Deseja alguma coisa, senhor?
(1 ) Automóveis, iates, apartamentos, tudo foi vendido no leilão.
( 1) Haverá, no domingo, campeonato de remo na Lagoa Rodrigo Freitas.
3 - Leia
 a)           No primeiro quadrinho temos uma expressão que tem a função sintática de VOCATIVO. Que expressão é essa? mãe
b)           No quarto quadrinho, após o pronome VOCÊ, acrescente um aposto. Não esqueça das vírgulas!  Resposta Pessoal, (uma pessoa muito desatenta)

4.Aposto é uma palavra ou expressão que explica, esclarece ou resume um termo a que se refere. Na escrita, em geral, o aposto vem separado do termo a que se refere por meio de todos os sinais de pontuação a seguir, EXCETO

B-      dois-pontos.       B- ponto final.       C) travessão.     D) Vírgula
5. “Sugiro, meu amigo, não vá me dizer que você ta aí desde a semana passada!”
O valor sintático dos termos grifados na passagem acima está presente na opção:

a)  vocativo             b) sujeito           c)aposto       d) predicado

6 - Assinale a alternativa sem aposto:
a. O dr. Aqules, médico, é homem de estatura média.       
b. Ah! eu lhe agradeço muito.
c. Não os detêm ou amedrontam barreiras e contratempos, chuvas, secas, frios.
d. Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
e. Casas, prédios, carros, nada restou depois do terremoto

7- Minha bela Marilia, tudo passa/ A sorte deste mundo é mal segura/ Se vem depois dos males a
ventura/ Vem depois dos prazeres a desgraça (T. A. Gonzaga)
Minha bela Marilia é:
a. Vocativo                     c) Aposto          b. Sujeito               d) Adjunto adnominal

8. Identifique os vocativos no diálogo a seguir:
Pai, que horas são?
—Vamos rápido, filho, já estamos atrasados.
—Alguém sabe onde está minha mochila?

9. Reescreva as orações apresentadas após os exemplos, criando vocativos para cada uma delas:

a. É preciso estudar!  
Caros alunos, é preciso estudar!
É preciso estudar, João!
É preciso, meu filho, estudar!
b. Faça a tarefa com cuidado!
Meninos, façam a tarefa com cuidado!
Façam a tarefa com cuidado, senhores!
Façam a tarefa, crianças, com cuidado!

TRABALHANDO BALÕES - DIÁLOGO


PRODUÇÃO TEXTUAL - MINHAS FÉRIAS


TEXTO: "MEU IDEAL SERIA ESCREVER" COM INTERPRETAÇÃO


BINGO ORTOGRÁFICO


O professor deverá iniciar a aula fazendo um ditado 20 palavras com X e CH. Os alunos escreverão as palavras no caderno.
Sugestões de palavras:
enxada                engraxate
enxergar            enxugar 
embaixo            coxinha
fechadura          cochichar
chocalho           guincho
puxar                 xingar
graxa                 lixo
luxo                  chave
enchente          encher
cheio                   chinelo

Depois do ditado, o professor deverá deixar o restante da aula para que os alunos confiram se escreveram corretamente as palavras.
Aula 2
O professor entregará aos alunos as cartelas do bingo:

Eles deverão escolher nove das vinte palavras do ditado e escrevê-las na cartela a caneta. É importante lembrar aos alunos que eles deverão escrever as palavras corretamente, caso contrário, mesmo se preencherem toda a cartela, não vencerão. Em seguida o professor escreverá as 20 palavras em tirinhas de papel para fazer o bingo. Os alunos marcarão as palavras sorteadas e vencerá aquele que completar toda a cartela, desde que as palavras estejam escritas corretamente.
Importante: O fato de o aluno só vencer o jogo se escrever as palavras corretamente faz com que ele verifique com maior vontade as palavras no dicionário. É uma estratégia de criar neles esse hábito.

Ao final do jogo o professor deverá corrigir as palavras ditadas.
Recursos Complementares
O professor poderá aplicar a mesma atividade com outras dúvidas ortográficas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados, principalmente, em relação à consulta das palavras no dicionário. É importante ensinar-lhes esse hábito tão importante na redução das dúvidas ortográficas.