segunda-feira, 3 de setembro de 2018

CONECTIVOS - ATIVIDADES COM GABARITO



Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.
O período composto é formado de duas ou mais orações. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções (= conectivos).
Conectivos que expressão idéia de adicionar, acrescentar: e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também...    
Ela estuda e trabalha.
Conectivos que expressão idéia de oposição, contraste: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso.   
 Ela estuda, no entanto não trabalha.
Conectivos que expressão idéia de alternância: ou. Também as locuções ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer...
Ou ela estuda ou trabalha.
Conectivos que expressão idéia de conclusão (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que...        Ela estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada.
Conectivos que expressão idéia de explicação (justificam a proposição da oração anterior): que, porque, porquanto...
Vamos estudar, que as provas começam amanhã.

1. Sem alterar a idéia contida no período dado, construa um novo, a partir do início proposto. Use o elemento em destaque que melhor se ajuste ao novo período e faça as modificações necessárias.
a) Bateu-me com tanta força, que não pude deixar de cair.
Não pude deixar de cair ___________________________________________.
assim – quando – à medida que – então – porque
b) A companhia era chata e a viagem tornou-se aborrecida.
A companhia era tão chata ___________________________________________.
mas – portanto – embora – por isso – que
c) Insiste em sair com ele, conquanto mal o conheça.
Mal o conhece, ___________________________________________.
por isso – então – no entanto – logo – em conseqüência

2. O uso de conectores inadequados nas frases transcritas provoca um efeito de incoerência. Reescreva-as, fazendo as alterações necessárias para garantir a coesão perfeita.
a. O Luís atrasou-se mas perdeu o ônibus. 
 ______________________________________________________________
b. O Luís atrasou-se. No entanto vai perder o avião.
_____________________________________________________________

3)As orações se interligam. Junte-as num só período usando uma palavra de ligação. Comece sempre pela primeira oração.

a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
____________________________________________________________________

b) O mendigo trouxe a carteira perdida. / O mendigo pediu uma recompensa.
____________________________________________________________________

c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
____________________________________________________________________

d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
____________________________________________________________________

e) A seleção brasileira era a melhor do mundo. / A seleção brasileira não ganhou a Copa.
____________________________________________________________________

f) John não era brasileiro. / John não podia candidatar-se a presidente.
____________________________________________________________________

4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.

a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
____________________________________________________________________

b) Caíram muitas barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi interrompido.
____________________________________________________________________

c) Meu tio pagou todos os impostos do carro. / A lei manda pagar todos os impostos.
____________________________________________________________________

d) O ônibus avançou. / O sinal abriu.
____________________________________________________________________

e) O diretor foi verificar o trabalho na usina. / Estava combinado que o diretor ia verificar o trabalho.
____________________________________________________________________

f) Eu não saí no final de semana. / Choveu no final de semana.
____________________________________________________________________
 


Gabarito
1 - a) Bateu-me com tanta força, que não pude deixar de cair.
Não pude deixar de cair, porque me bateu com muita força
b) A companhia era chata e a viagem tornou-se aborrecida.
A companhia era tão chata que a viagem tornou-se aborrecida
c) Insiste em sair com ele, conquanto mal o conheça.
Mal o conhece,no entanto insiste em sair com ele.

2. O uso de conectores inadequados nas frases transcritas provoca um efeito de incoerência. Reescreva-as, fazendo as alterações necessárias para garantir a coesão perfeita.
a. O Luís atrasou-se mas perdeu o ônibus.  
O Luís atrasou-se por isso perdeu o ônibus. 
b. O Luís atrasou-se. No entanto vai perder o avião.
O Luís atrasou-se. Logo vai perder o ônibus. 

3)As orações se interligam. Junte-as num só período usando uma palavra de ligação. Comece sempre pela primeira oração.

a) João não se preparou para o concurso. / João não foi aprovado no concurso.
R: joão não se preparou para o concurso, por isso nao foi aprovado.

b) O mendigo trouxe a carteira perdida. / O mendigo pediu uma recompensa.
R: o mendigo troxe a carteira perdida e pediu uma recompensa.

c) O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho. / O operário não recebeu horas extras.
R: O operário ficou na fábrica após o horário de trabalho, mas não recebeu horas extras.

d) O marido não acompanhou a mulher à festa. / O marido estava muito cansado.
R: O marido não acompanhou a mulher à festa, pois estava muito cansado.

e) A seleção brasileira era a melhor do mundo. / A seleção brasileira não ganhou a Copa.
A seleção basileira era a melhor de todo o mundo, porém não ganhou a copa.

f) John não era brasileiro. / John não podia candidatar-se a presidente.
R: John não era brasileiro, por isso não podia candidatar-se a presidente.

4)Una as duas orações num só período usando uma palavra de ligação. Comece pela primeira oração e faça as alterações necessárias.
a) Os funcionários decidiram entrar em greve. / Os patrões concederam o aumento do salário.
R: Os funcionários decidiram entrar em greve, apesar de os patrões concederem o aumento dos salários.
b) Caíram muitas barreiras na estrada. / O trânsito na estrada foi interrompido.
R: Caíram muitas barreiras na estrada, por isso o trânsito na estrada foi interrompido.
c) Meu tio pagou todos os impostos do carro. / A lei manda pagar todos os impostos.
R: Meu tio pagou todos os impostos do carro porque a lei manda.
d) O ônibus avançou. / O sinal abriu.
R: O ônibus avançou pois o sinal abriu.
e) O diretor foi verificar o trabalho na usina. / Estava combinado que o diretor ia verificar o trabalho.
R: O diretor fo verificar o trabalho na usina porque estava combinado assim.
f) Eu não saí no final de semana. / Choveu no final de semana.
R: eu saí no final de semana apesar de ter chovido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário