Crônica
Uma crônica é uma narração, segundo a ordem
temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais,
comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas
de um jornal.
Crônica
é um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de
um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e
pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a
mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade
entre o escritor e aqueles que o lêem.
A
crônica é, primordialmente, um texto escrito para ser publicado no jornal.
Assim o fato de ser publicada no jornal já lhe determina vida curta, pois à
crônica de hoje seguem-se muitas outras nas próximas edições.
Há
semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como
o repórter, o cronista se inspira nos acontecimentos diários, que constituem a
base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro.
Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque
próprio, incluindo em seu texto elementos como ficção e fantasia, elementos que
o texto essencialmente informativo não contém. Com base nisso, pode-se dizer
que a crônica situa-se entre o Jornalismo e a Literatura, e o cronista pode
ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia.
A
crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa,
ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor. Isso faz
com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado
assunto: a visão do cronista. Ao desenvolver seu estilo e ao selecionar as
palavras que utiliza em seu texto, o cronista está transmitindo ao leitor a sua
visão de mundo. Ele está, na
verdade, expondo a sua forma pessoal de compreender os acontecimentos que o
cercam. Geralmente, as crônicas apresentam linguagem simples,
espontânea, situada entre a linguagem oral e a literária. Isso contribui também
para que o leitor se identifique com o cronista, que acaba se tornando o porta-voz daquele que lê.
Leia o
seguinte texto:
Texto 1
Companhia aérea vai testar lugares
para passageiros viajarem de pé nos aviões
Uma conhecida companhia
aérea europeia, especializada em voos baratos, disse ter planos de oferecer
lugares para passageiros viajarem em pé em seus aviões, com passagens que
custariam 4 libras (cerca de R$ 10).
A irlandesa Ryanair,
que recentemente gerou polêmica ao anunciar que pretendia cobrar 1 libra (cerca
de R$ 2,70) pelo uso dos banheiros a bordo dos aviões, afirmou que pretende
oferecer as passagens para viagens em pé justamente com os recursos arrecadados
na utilização dos sanitários.
O plano é remover as
últimas dez fileiras de assentos dos 250 aviões da companhia e substitui-los
por 15 fileiras de assentos verticais. Dois banheiros da parte de trás também
poderiam ser removidos.
De acordo com o
presidente-executivo da Ryanair, Michael O'Leary, testes para avaliar a
segurança dos assentos verticais serão realizados no ano que vem.
As mudanças ajudariam a incluir entre 40 e 50 passageiros a mais em
cada voo. Os passageiros continuariam usando cintos de segurança, que passariam
por cima do ombro, assim como os utilizados atualmente pela tripulação durante
os voos.
Responda
1 - Qual o assunto relatado na notícia?
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______________________________________________________________________________________________
2 - Quanto custaria uma passagem para viajar em pé?
__________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
3 - Com qual objetivo a venda de assentos em pé será realizada pela
empresa? ____________________________
4 - Que outra medida já foi tomada pela empresa para aumentar seus
ganhos nos voos?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
5 - Que medidas de segurança serão tomadas para que os passageiros
possam viajar em pé?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
Texto 2
"PREZADOS PASSAGEIROS,
Desejamos chamar vossa
atenção para a vantagem que representa viajar de pé em um avião, vantagem esta
que não se restringe exclusivamente ao menor preço da passagem. Não, queridos
passageiros, há muito mais que isso. Viajar de pé é um novo estilo de vida, uma
celebração da espiritualidade.
Para começar, o
passageiro que viaja em pé enxerga mais longe na aeronave, enquanto o
passageiro comum, sentado, tem sua visão bloqueada pelo assento à frente. Em
pé, ele pode ver, por exemplo, dois conhecidos executivos - de
companhias concorrentes-, conversando em voz baixa. Não estará em curso uma
fusão, com repercussões na Bolsa de Valores?
O passageiro que viaja
em pé tem mais dignidade. Trata-se, aliás, de uma antiga noção. Todos os
poemas, todas as canções que convocam os seres humanos falam nisso. Para ficar
com um só exemplo, podemos citar o hino da Internacional Comunista, que
mobilizava as massas a buscarem a igualdade e a justiça social. E o que diz a
letra desse hino? Exatamente isso: "De pé, ó vítimas da fome". De pé,
as vítimas já não são mais vítimas, são lutadores destemidos, uma condição que
as pessoas podem conquistar em nossos voos a preços módicos.
Finalmente, é preciso
dizer: o passageiro que viaja em pé está, por óbvias razões, mais perto de
Deus. Os benefícios dessa posição são evidentes. Se, por exemplo, o avião
atravessar uma zona de turbulência, todos certamente clamarão pelo Senhor. Mas
aqueles que estão em pé têm muito mais chance de ouvir uma voz grave dizendo:
"Não temas, meu caro, estou aqui, próximo a ti. Bem-aventurados os que
viajam em pé".
E não será, tenham certeza disso, uma gravação."
Faça a interpretação do texto:
1 - Qual o assunto do
texto? ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
2 - Que argumentos são usados para tentar convencer os
passageiros de que viajar em pé é uma boa ideia?3
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
3 - Você considera que o
autor concorda que viajar de pé é o ideal?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
Atividades
1.
Como são as falas dos jogadores de futebol? Quais
são as “frases” que eles usam? Cite alguns exemplos.
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2.
O que é, em sua opinião, falar bem? Você acha que
os jogadores de futebol falam bem? Justifique sua resposta.
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3. Imagine
a seguinte situação: no término de um jogo de futebol, um repórter entrevista
um dos jogadores do time que acaba de perder. A entrevista ocorre ainda em
campo, minutos após o jogo ter sido finalizado. Imagine como foi esta
entrevista e junte-se a um colega para elaborar o diálogo entre repórter e
jogador.
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4. Os
trechos seguintes foram retirados de uma crônica de um importante escritor
brasileiro, Luís Fernando Veríssimo. Nela, é narrada uma entrevista entre
jogador e repórter. Após a leitura dos trechos a seguir, procure identificar de
quem é cada uma das falas e justificar sua escolha:
Fala A: “minha saudação aos aficionados
do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso de seus
lares.”
________________________________________________________________
Fala B: “Como é?”, “Ahn?”
____________________________________________________
5.
Os trechos acima foram retirados da crônica Aí, Galera. Leia esta
crônica na íntegra, para poder responder as questões a seguir.
Aí, Galera
Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de
futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não?
-Aí, campeão. Uma palavrinha pra
galera.
-Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui
presentes ou no recesso dos seus lares.
-Como é ?
-Aí, galera.
-Quais são as instruções do técnico?
-Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com
energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de,
recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de
meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do
sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
-Ahn?
-É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.
-Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
-Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo
previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive,
genéticas?
-Pode.
-Uma saudação para a minha genitora.
-Como é?
-Alô, mamãe!
-Estou vendo que você é um, um...
-Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de
que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota
a estereotipação?
-Estereoquê?
-Um chato?
-Isso.
(http://www.ensinonet.com/c/c/document_library/get_file?p_l_id=11340&folderId=165731&name=DLFE-1311.pdf)
6. O que gerou
humor na crônica de Veríssimo? Explique como isso foi feito.
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7. Leia novamente as falas do
jogador da crônica e as falas do jogador que você e seu colega criaram na
questão três. Qual das duas falas se aproxima mais da realidade? Por quê?
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8. Quem gosta de
futebol sabe que cada jogador tem um jeitinho de falar diferente dos outros.
Reescreva a crônica, substituindo as falas do jogador de Veríssimo pelas falas
de seu jogador favorito. Se for preciso, pesquise na internet algumas
entrevistas e repare na linguagem e nas “frases” utilizadas pelo jogador que
você escolheu.
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9. Mais uma vez
retorne à entrevista que vocês criaram e à de Veríssimo. Em qual delas o
jogador se comunicou melhor? Por quê?
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10. Leia as
seguintes palavras retiradas da crônica: vaticinou, recesso, aficionados,
parcimônia, estereotipação, contenção, concatenarmos, piegas, progenitora.
Você conhece o significado delas? Tente descobrí-lo pelo contexto.
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11. Agora que você
já sabe o que significam essas palavras, tente reescrever as falas do jogador,
utilizando vocabulário mais simples, sem mudar o sentido original do texto.
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Respostas
Respostas
Texto 1
Qual o assunto relatado na notícia?
Uma
conhecida companhia aérea europeia disse ter planos de oferecer lugares para
passageiros viajarem em pé em seus aviões
Quanto custaria uma passagem para viajar em pé? As passagens que
custariam 4 libras (cerca de R$ 10).
Com qual objetivo a venda de assentos em pé será realizada pela empresa?
As
mudanças ajudariam a incluir entre 40 e 50 passageiros a mais em cada voo.
Que outra medida já foi tomada pela empresa para aumentar seus ganhos
nos voos?
Pretendia
cobrar 1 libra (cerca de R$ 2,70) pelo uso dos banheiros a bordo dos aviões
Que medidas de segurança serão tomadas para que os passageiros possam
viajar em pé?
Os
passageiros continuariam usando cintos de segurança, que passariam por cima do
ombro, assim como os utilizados atualmente pela tripulação durante os voos.
testes
para avaliar a segurança dos assentos verticais serão realizados no ano que
vem.
Texto 2
Faça uma interpretação deste texto com perguntas tais como:
Qual o assunto do texto? Para a "vantagem" que
representa viajar de pé em um avião, vantagem esta que não se restringe
exclusivamente ao menor preço da passagem.
Que argumentos são usados para tentar convencer os passageiros
de que viajar em pé é uma boa ideia?
Viajar de pé é um novo estilo de vida, uma celebração da espiritualidade;
passageiro que viaja em pé enxerga mais longe na aeronave;
O passageiro que viaja em pé tem mais dignidade;
o passageiro que viaja em pé está, por óbvias razões, mais perto de
Deus.
Você considera que o
autor concorda que viajar de pé é o ideal?
Não, Nele, é
realizada uma crítica ao que as companhias aéreas pretendem fazer
Atividade sobre a crônica “Aí, galera”,
de Luiz Fernando Veríssimo
(Material do professor)
1. Como
são as falas dos jogadores de futebol? Quais são as “frases” que eles usam?
Cite alguns exemplos.
Espera-se que os alunos falem sobre a variante
informal da língua e/ou explicitamente das frases que os jogadores costumam utilizar, citando exemplos de falas de jogadores conhecidos. Exemplos:
-
“Se Deus quiser, no próximo a gente recupera.”
-
“Vamo ouvir o professor e tentar recuperar os 3 pontos no próximo
jogo.”
-
“O time ta desfalcado, mas não podemos perder o foco.”
-
“O campeonato ainda não acabou.”
2. O
que é, em sua opinião, falar bem? Você acha que os jogadores de futebol falam
bem? Justifique sua resposta.
-
Resposta pessoal.Nesta questão, o professor deve orientar a
discussão de modo que os alunos percebam que falar bem não significa
necessariamente utilizar o português padrão. O mais importante é saber adequar
a fala às variadas situações comunicativas.
3. Imagine
a seguinte situação: no término de um jogo de futebol, um repórter entrevista
um dos jogadores do time que acaba de perder. A entrevista ocorre ainda em
campo, minutos após o jogo ter sido finalizado. Imagine como foi esta entrevista
e junte-se a um colega para elaborar o diálogo entre repórter e jogador.
-
Os alunos juntam-se em duplas. Primeiro, eles podem verbalizar a
entrevista e depois escrevê-la, pois ela será utilizada no decorrer da
atividade. O professor deve levar os alunos a perceberem que, nesse contexto
comunicativo, o registro da linguagem oral assim como expressões típicas do
futebol devem predominar.
4. Os
trechos seguintes foram retirados de uma crônica de um importante escritor
brasileiro, Luís Fernando Veríssimo. Nela, é narrada uma entrevista entre
jogador e repórter. Após a leitura dos trechos a seguir, procure identificar de
quem é cada uma das falas e justificar sua escolha:
Fala A: “minha saudação aos aficionados
do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso de seus lares.”
Fala B: “Como é?”, “Ahn?”
É bastante
provável que os alunos invertam a autoria das falas (associando a fala A ao
repórter e a fala B ao jogador), devido ao conhecimento prévio que se tem do
tipo de linguagem usada pelos jogadores (direta e informal). A resposta será
fornecida na questão abaixo, a partir da leitura da crônica de Veríssimo, em
que os alunos poderão identificar a quem pertence cada fala.
5.
Os trechos acima foram retirados da crônica Aí, Galera. Leia esta crônica
na íntegra, para poder responder as questões a seguir.
6.
O que gerou humor na crônica de Veríssimo? Explique como isso foi feito.
Luis
Fernando Veríssimo promoveu uma quebra de expectativa ao modificar a linguagem
que é típica de jogadores de futebol, uma linguagem geralmente objetiva e com
várias marcas de coloquialismo. É relevante perguntar aos alunos por que o
autor criou um jogador que fala diferente dos outros. Será que ele não sabe
como os jogadores falam e que tipo de linguagem eles utilizam?
7.
Leia novamente as falas do jogador da crônica e as falas do jogador que você e
seu colega criaram na questão três. Qual das duas falas se aproxima mais da
realidade? Por quê?
Espera-se
que eles afirmem que a entrevista criada por eles possui as falas mais
características dos jogadores, pois as que são mostradas na crônica não se
aproximam da realidade, muito pelo contrário, ironizam a fala simples e direta
– além de marcada por expressões próprias – que os jogadores de futebol
utilizam.
8.
Quem gosta de futebol sabe que cada jogador tem um jeitinho de falar diferente
dos outros. Reescreva a crônica, substituindo as falas do jogador de Veríssimo
pelas falas de seu jogador favorito. Se for preciso, pesquise na internet
algumas entrevistas e repare na linguagem e nas “frases” utilizadas pelo
jogador que você escolheu.
Mesmo que
generalizemos a linguagem dos jogadores, é sabido que cada um tem seu próprio
modo de falar, usam determinadas frases, das quais muitas ficam marcadas em
nossa memória. E são essas frases que os alunos vão pesquisar e substituir
pelas falas do jogador da crônica.
9.
Mais uma vez retorne à entrevista que vocês criaram e à de Veríssimo. Em qual
delas o jogador se comunicou melhor? Por quê?
Provavelmente,
os alunos escolherão sua própria entrevista, pois as falas de um jogador, para
serem compreendidas, não precisam utilizar a variante formal da língua.
10.
Leia as seguintes palavras retiradas da crônica: vaticinou, recesso,
aficionados, parcimônia, estereotipação, contenção, concatenarmos, piegas,
progenitora. Você conhece o significado delas? Tente descobrí-lo pelo
contexto.
Para
realizar esta atividade, os alunos podem juntar-se em duplas e tentar criar uma
definição por escrito para cada palavra. Depois, para a turma toda, cada dupla
deve expor suas definições e tentar, com o auxílio do professor, escolher a
melhor, a mais adequada ao contexto. Após a discussão, o professor pode sugerir
a utilização de um dicionário como forma de verificar se os sinônimos
utilizados pelos alunos foram corroborados pelo dicionário.
11.
Agora que você já sabe o que significam essas palavras, tente reescrever as
falas do jogador, utilizando vocabulário mais simples, sem mudar o sentido
original do texto.
Nesta
atividade, o aluno deve perceber que, ao mudar o vocabulário do texto, ele
perde sua graça, seu humor, que é causado pela desconstrução que o autor faz do
linguajar estereotipado dos jogadores de futebol.
Obrigado pela ajuda
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