quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ATIVIDADES SOBRE CORDEL


1)      Leia os títulos de literatura de cordel e agrupe-os de acordo com os temas a seguir.



  Temas     a)     Aventuras, proezas e causos maravilhosos
“Os cabras de Lampião”,“A chegada de Lampião no Inferno”,“As aventuras de Lulu na capital de São Paulo”,“A moça que foi enterrada viva”      b)    Crítica social]
“Brasileiro alienado”, “A religião, a Inquisição e a prostituição”, “Um mosquito, o descaso e a dengue”     c)     Pessoas famosas
“Os Beatles”, “A discussão de Pelé com Maradona”      d)    Universo sertanejo
“O luar do sertão e a varanda do casarão”, “Confissão de caboco”      e)     Acontecimentos e notícias
“A verdadeira história do monstruoso acidente ocorrido em Currais Novos”, “A morte de Chico Mendes deixou triste a natureza”, “Terror nas torres gêmeas”



Agora, leia o poema em voz alta, prestando atenção em seu ritmo.

Lampião & Lancelote (Fernando Vilela)

Agora eu lhes apresentoUm grande cangaceiroNascido em nosso paísLeal e bom companheiroPara uns foi criminosoPara outros justiceiro Criado nas terras secasVaqueiro trabalhadorCuidava de um ralo gadoCom coragem e com valorSeu nome era VirgulinoMas um dia veio a dor Ao ver seu pai baleadoEle partiu pra vingançaÀ frente dos cangaceirosSe pôs logo em liderançaBando de cabras armadosAo inimigo com ganância! Cajarana JurityCaixa de Foço CoriscoQuinta-Feira Ponto FinoHomens sem temor de riscoVolta-Seca MergulhãoLuiz Pedro o mais arisco Para um homem uma mulherPortuguês e sua CristinaDadá Maria PancadaInácia Maria JovinaLampião com sua MariaBonita fiel divina Com este bando temidoAtirava igual canhãoCom seu rifle poderosoTornava a noite um clarãoPor isso todo orgulhosoSe chamou de Lampião Montado no seu jumentoCruzava todo o sertãoLeitor agora eu lhe faloPreste muita atençãoEste homem foi guerreiroQue inventou rebelião Invoco este personagemDe nosso seco NordesteDesça logo neste livroVenha cá Cabra da PesteMostre o que tem de melhorVem chegando e desembeste 2)  Da primeira estrofe, retire versos que revelem:a) a opinião que o eu lírico tem de Lampião. Um grande cangaceiro”, “Leal e bom companheiro”.b) a opinião que outros têm do mesmo personagem. Para uns foi criminoso / Para outros justiceiro”. 3)      Retire do poema versos que contam sobre quem era Virgulino antes de se tornar Lampião.
Leal e bom companheiro”, “Vaqueiro trabalhador / Cuidava de um ralo gado / Com coragem e com valor”. 4)      O que motivou Virgulino a entrar para um bando de cangaceiros? Justifique sua resposta com versos do poema.
A morte do pai. “Ao ver seu pai baleado / Ele partiu pra vingança / À frente dos cangaceiros / Se pôs logo em liderança”. 5) Quais estrofes revelam:
a) os integrantes do bando de Lampião? Quarta estrofeb) a entrada de mulheres no bando? Quinta estrofe6) Na última estrofe, quem o eu lírico invoca? Lampião7) As rimas acontecem entre quais versos? Entre os versos pares8) Que características do cordel você observa no texto lido?O texto é escrito em versos estruturados em sextilhas e repletos de marcas da oralidade e expressões regionais. As rimas acontecem nos versos pares, e estes tratam de um tema comum em cordéis: os cangaceiros 9) Nesse cordel, notamos que também há uma invocação, uma chamada ao leitor, estratégia comum desse gênero. Transcreva o(s) verso(s) em que isso acontece.
Agora eu lhes apresento” e “Leitor agora eu lhe falo”. 10) Quais eram os integrantes do bando de Lampião? Como eles são referidos no poema?
Cajarana, Jurity, Caixa de Foço, Corisco, Quinta-Feira, Ponto Fino, Volta-Seca, Mergulhão e Luiz Pedro. Os integrantes do bando de Lampião são referidos por apelidos, exceto Luiz Pedro. 11) Quem foi a amada de Lampião? Ela é mencionada no poema? Se sim, em que verso(s)?
Foi Maria Bonita, mencionada nos dois últimos versos da quinta estrofe: “Lampião com sua Maria / Bonita fiel divina”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário