1 - Na hora da seleção
para um emprego em uma empresa multinacional, foram apresentados vários itens a
Eva, que deveria achar os erros e corrigi-los. Vamos ver se você encontra todos
os erros. Sublinhe-os e faça a correção nos espaços entre parênteses:
a) Tenho conhecimentos
de inglês, ou seje, poderei fazer o teste. (_______________________)
b) Vamos estreiar os
computadores hoje. (_________________________________________)
c) Meu entrevistador não
tinha chego quando entrei na sala. (____________________________ )
d) Desculpe-me, estou
meia atrasada. ( ___________________________________)
e) Os funcionários estão
reinvindicando férias.( __________________________________ )
f) Da onde você tirou
essa informação? ( __________________________)
g) Sinto-me previlegiado
em participar dessa seleção. (___________________________ )
h) Minha entrevista foi
marcada para o meio-dia e meio. (________________________________ )
i) Eu subi vários
degrais na minha carreira. (___________________________________ )
2 - Observe agora como o
texto abaixo foi construído, trabalhando com o significado
e a escrita de certas
palavras:
Por favor
Vimos por meio desta solicitar o
favor de não confundir esperança com promessa, sirene
com alarme, polícia com lei, ordem com progresso, progresso com evolução,
desejo com vontade, forma com fôrma, conteúdo com substância,folheto com carta,
provavelmente com sim, posse com pose, partida com parto,pedaço com caco, ânsia
com asco, burro com asno, culpa com
responsabilidade.
Aliás,
aproveitamos a ocasião para informar que não nos responsabilizamos por dejetos
abandonados no interior de quem quer que seja.
BONASSI, Fernando. Folha de
S. Paulo, 19/5/99, Cad. Ilustrada, p. 2.
a)
Explique a diferença de sentido entre os pares de palavras abaixo:
– “esperança com promessa”:
_________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
“forma com fôrma”: ”: _________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
- Veja a
diferença que uma letra (s) faz nestas palavras:pose/posse
– pose quer dizer posição do corpo, postura;
– posse quer dizer ter alguma coisa.
b) Agora é sua vez: coloque, retire ou troque letras em outros grupos de
palavras e veja como o sentido delas se modifica. Exemplo: pata/prata/parta.
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
c) Você deve ter verificado no texto
“Por favor” alguns pares de palavras que têm significados semelhantes ou quase
semelhantes. Copie dois pares e explique os sentidos dessas palavras. Exemplo: sirene/alarme.
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
3.Leia
em voz alta as seguintes palavras: xícaras, exigente, máximo, oxigênio,
extrato.
a)
O que você notou sobre o som do x?
b)
Em qual das palavras acima o x tem som de ch?
c)Em
qual delas o x tem som de ss?
d)
Qual o som do x na palavra exigente?
e)
Em qual das palavras o x tem som de cs?
4 -
Quem procura encontra! Leia o texto
abaixo com muita atenção. Note que foram cometidos diversos erros
ortográficos... Sua tarefa, será circular tais erros e em seguida reescrever o
texto corretamente
O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
(Autor desconhecido)
No
meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha
e iogute natural.
Mas
o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era
tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
Liguei
a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se
comstrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de
simento e madera.
Mostrou
que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gazolina do petrólho e...
Desliguei
a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camiza por sima ( o tecido
da minha camiza é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
Não
intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.
Reescrita:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Respostas
1 -
Esses exemplos são considerados erros porque foram cometidos em uma
situação formal, inadequados à situação sociocultural em que ocorreram: seleção
para um emprego. Seria diferente se uma
criança cometesse algumas dessas incorreções, porque, em termos de estrutura da
frase, ela não teria falado errado, seria uma fala “diferente”, que também
segue as suas regras. Só que ela deve saber que a variante culta representa um
saber de grande valor social. E, para estudá-la, não precisa nem desprezar nem
abandonar sua variante
Correção das palavras:
a) seja;
b) estrear;
c) chegado;
d) meio;
e) reivindicando;
f) de onde;
g) privilegiado;
h) meio-dia e meia;
i) degraus.
2 -a a) Esperança com promessa: “coisa
desejada” com “coisa prometida”; forma
com fôrma: “modo, maneira” com “fôrma
de bolo”.
Nova
Ortografia: FÔRMA ou FORMA?
FORMA
X FÔRMA De acordo com as novas regras, tanto faz usar o acento circunflexo ou
não, para diferenciar a palavra FORMA (verbo formar) da palavra FÔRMA(substantivo).
Basta que essa diferença fique clara no contexto, como no seguinte exemplo: Coloque
a massa naquela forma que tem a forma de coração. ouColoque a massa
naquela fôrma que tem a forma de coração. Qual a sua opção?
b - caro/carro; pato/parto/prato; ama/arma/amar;
asa/assa.
c) desejo/vontade; burro/asno (jumento,
jegue).
3
- a) O que você notou
sobre o som do x?
A letra “X” pode
representar diferentes sons:
Som de “s”: sexto, texto, expectativa...
Som de “ch”: xarope, enxofre, vexame...
Som de “ss”: auxílio, máximo, próximo...
Som de “z”: exagero, exausto, exemplo...
Som de “cs”: sexo, látex, tóxico...
Som de “s”: sexto, texto, expectativa...
Som de “ch”: xarope, enxofre, vexame...
Som de “ss”: auxílio, máximo, próximo...
Som de “z”: exagero, exausto, exemplo...
Som de “cs”: sexo, látex, tóxico...
b)
Em qual das palavras acima o x tem som de ch?
: xícaras
c)Em
qual delas o x tem som de ss? máximo
4 - O
ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
(Autor desconhecido)
No
meu café da manhã, tinha sobre a mesa, queijo, presunto, mortadela, manteiga, salsinha
e iogurte natural.
Mas
o café estava sem açúcar e eu preciso de uma colher para mexer o café. Era
tanta coisa que não sobrava espaço na mesa.
Liguei
a televisam e estava passando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se
constrói o espaço geográfico. Os home construído nos morros, as casa de cimento
e madeira.
Mostrou
que o álcool é um produto extraído da canha de açúcar e a gasolina do petróleo
e...
Desliguei
a televisão, vesti uma calça de lã,
uma blusa e uma camisa por cima ( o tecido da minha camisa é muito bonito) e
fui andar de bicicleta.
Não
entendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário