quinta-feira, 30 de agosto de 2018

EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA


1 - Na hora da seleção para um emprego em uma empresa multinacional, foram apresentados vários itens a Eva, que deveria achar os erros e corrigi-los. Vamos ver se você encontra todos os erros. Sublinhe-os e faça a correção nos espaços entre parênteses:
a) Tenho conhecimentos de inglês, ou seje, poderei fazer o teste. (_______________________)
b) Vamos estreiar os computadores hoje. (_________________________________________)
c) Meu entrevistador não tinha chego quando entrei na sala. (____________________________ )
d) Desculpe-me, estou meia atrasada. ( ___________________________________)
e) Os funcionários estão reinvindicando férias.( __________________________________ )
f) Da onde você tirou essa informação? ( __________________________)
g) Sinto-me previlegiado em participar dessa seleção. (___________________________ )
h) Minha entrevista foi marcada para o meio-dia e meio. (________________________________ )
i) Eu subi vários degrais na minha carreira. (___________________________________ )

2 - Observe agora como o texto abaixo foi construído, trabalhando com o significado
e a escrita de certas palavras:
Por favor
                Vimos por meio desta solicitar o favor de não confundir esperança com promessa, sirene com alarme, polícia com lei, ordem com progresso, progresso com evolução, desejo com vontade, forma com fôrma, conteúdo com substância,folheto com carta, provavelmente com sim, posse com pose, partida com parto,pedaço com caco, ânsia com asco, burro com asno, culpa com responsabilidade.
Aliás, aproveitamos a ocasião para informar que não nos responsabilizamos por dejetos abandonados no interior de quem quer que seja.
BONASSI, Fernando. Folha de S. Paulo, 19/5/99, Cad. Ilustrada, p. 2.
a) Explique a diferença de sentido entre os pares de palavras abaixo:
 – “esperança com promessa”: _________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
 “forma com fôrma”: ”: _________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
 - Veja a diferença que uma letra (s) faz nestas palavras:pose/posse
pose quer dizer posição do corpo, postura;
posse quer dizer ter alguma coisa.
b) Agora é sua vez: coloque, retire ou troque letras em outros grupos de palavras e veja como o sentido delas se modifica. Exemplo: pata/prata/parta.
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
c) Você deve ter verificado no texto “Por favor” alguns pares de palavras que têm significados semelhantes ou quase semelhantes. Copie dois pares e explique os sentidos dessas palavras. Exemplo: sirene/alarme.
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
3.Leia em voz alta as seguintes palavras: xícaras, exigente, máximo, oxigênio, extrato.
a) O que você notou sobre o som do x?
b) Em qual das palavras acima o x tem som de ch?
c)Em qual delas o x tem som de ss?
d) Qual o som do x na palavra exigente?
e) Em qual das palavras o x tem som de cs?

4 - Quem procura encontra!  Leia o texto abaixo com muita atenção. Note que foram cometidos diversos erros ortográficos... Sua tarefa, será circular tais erros e em seguida reescrever o texto corretamente
O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
(Autor desconhecido)
            No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogute natural.
        Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
        Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se comstrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera.
        Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gazolina do petrólho e...
        Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camiza por sima ( o tecido da minha camiza é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
        Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.
Reescrita:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Respostas
1 - Esses exemplos são considerados erros porque foram cometidos em uma situação formal, inadequados à situação sociocultural em que ocorreram: seleção para um emprego.  Seria diferente se uma criança cometesse algumas dessas incorreções, porque, em termos de estrutura da frase, ela não teria falado errado, seria uma fala “diferente”, que também segue as suas regras. Só que ela deve saber que a variante culta representa um saber de grande valor social. E, para estudá-la, não precisa nem desprezar nem abandonar sua variante
Correção das palavras:
a) seja;
b) estrear;
c) chegado;
d) meio;
e) reivindicando;
f) de onde;
g) privilegiado;
h) meio-dia e meia;
i) degraus.

2 -a a) Esperança com promessa: “coisa desejada” com “coisa prometida”; forma
com fôrma: “modo, maneira” com “fôrma de bolo”.
Nova Ortografia: FÔRMA ou FORMA?
FORMA X FÔRMA De acordo com as novas regras, tanto faz usar o acento circunflexo ou não, para diferenciar a palavra FORMA (verbo formar) da palavra FÔRMA(substantivo). Basta que essa diferença fique clara no contexto, como no seguinte exemplo: Coloque a massa naquela forma que tem a forma de coração. ouColoque a massa naquela fôrma que tem a forma de coração. Qual a sua opção?

b - caro/carro; pato/parto/prato; ama/arma/amar; asa/assa.

c) desejo/vontade; burro/asno (jumento, jegue).

3 - a) O que você notou sobre o som do x?
A letra “X” pode representar diferentes sons: 

Som de “s”: sexto, texto, expectativa... 
Som de “ch”: xarope, enxofre, vexame... 
Som de “ss”: auxílio, máximo, próximo... 
Som de “z”: exagero, exausto, exemplo... 
Som de “cs”: sexo, látex, tóxico... 
b) Em qual das palavras acima o x tem som de ch?    : xícaras
c)Em qual delas o x tem som de ss?  máximo
4 - O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
(Autor desconhecido)
            No meu café da manhã, tinha sobre a mesa, queijo, presunto, mortadela, manteiga, salsinha e iogurte natural.
        Mas o café estava sem açúcar e eu preciso de uma colher para mexer o café. Era tanta coisa que não sobrava espaço na mesa.
        Liguei a televisam e estava passando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se constrói o espaço geográfico. Os home construído nos morros, as casa de cimento e madeira.
        Mostrou que o álcool é um produto extraído da canha de açúcar e a gasolina do petróleo e...
        Desliguei a televisão, vesti uma calça de , uma blusa e uma camisa por cima ( o tecido da minha camisa é muito bonito) e fui andar de bicicleta.
        Não entendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.

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