Discurso Direto e Discurso Indireto
O discurso direto pertence às personagens. É a reprodução
exata das suas palavras.
Ex:
“O anjo disse a Deus: - Senhor, encontrei a estrela que chora. Ela chora porque
quer ser maior!”
O discurso indireto pertence ao narrador. Transmite o que a
personagem disse sem reproduzir exatamente as suas palavras. É a reprodução
exata das suas palavras.
Ex: O
anjo disse a Deus que tinha encontrado a estrela que chorava e que ela chorava
porque queria ser maior.
1 - Leia o texto a seguir, observando a presença e a
convivência de vários discursos:
O
sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do
jornal:
-
Vinte e dois adultos enganados por um menino! Uma criança engana
vinte e dois adultos!
Um
motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor,
lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o
jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o
sinal abriu.
O
sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando:
-
vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três
adultos!
|
Neste texto notamos a presença de três vozes, ou três
discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do motorista. Quando se
trata da voz do menino, suas falas são reproduzidas integralmente. Identifique
essas falas e o sinal de pontuação utilizado para introduzi-las.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Observe o trecho:
“Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao
menino que, por favor, lhe dê um jornal.”
|
No trecho, a voz do personagem não aparece integralmente. O
narrador é quem conta como foi o diálogo. Reescreva na forma direta a
frase dita pelo motorista, isto é, do modo como ele provavelmente a disse
naquela situação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Indique o tipo de discurso (
direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:
a) Quando o pai chegou, perguntou à
mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.
______________________________________________________________________
b) Ele prometeu experimentar, mas só
se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava
depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.
______________________________________________________________________________
c) - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone
só vai ser instalado na próxima semana.
______________________________________________________________________________
d) Jesus Cristo disse “Nem só de pão
viverá o homem” (mateus, cap. 4).
______________________________________________________________________________
4 ) Calvin é um garoto muito criativo. Em sua imaginação, o
que ele inventou nesta tirinha?
______________________________________________________________________________
5 ) ) Qual foi o motivo que o levou a se tornar invisível?
______________________________________________________________________________
6) O truque do Calvin deu certo? Justifique. ______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7) Há uma palavra escrita
de modo errado na tirinha. Transcreva essa palavra e corrija-a.
______________________________________________________________________________
8) Conte a história da
tirinha no discurso direto:
Calvin
de repente exclamou:
-
Há há! Eu me tornei invisível.
Depois,
tirando suas peças de roupa, disse:
(...)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Conte agora a história
da tirinha no discurso indireto:
Calvin
disse, de repente, que se tornou invisível e que se removesse suas roupas,
poderia (...)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Leia o texto abaixo: PINTOR LOUCO
Laborterapia no hospício. Aula de pintura. O louco pega o
pincel e pinta uma porta na parede.
Depois, chega pro médico e diz:
- Olha só o que eu vou fazer, doutor!
E voltando-se para os outros loucos:
- EI, GALERA, VAMOS FUGIR! TEM UMA PORTA AQUI!!!
Os doidos saem correndo, trombam na parede e se
esborracham no chão.
O louco diz para o médico:
- Doutor, olha como esses caras são burros! Não sabem que
a chave está comigo.
(Seleção de piadas,
nº 7. São Paulo, Escala).
a) Em “- Olha só o que eu vou fazer, doutor!”, temos :
( ) discurso direto ( ) discurso indireto.
b) Passe esse discurso para o outro tipo, fazendo as
alterações necessárias.
______________________________________________________________________________
11) Retire do texto mais dois exemplos de discurso direto.
______________________________________________________________________________
12) Agora, transforme em discurso indireto, fazendo as
alterações necessárias, os exemplos do exercício 2.
______________________________________________________________________________
13) Agora transforme os discursos indiretos em discursos
diretos.
a) A mãe avisou que não queria barulho lá.
______________________________________________________________________________
b) Infelizmente papai nos informou que não compraria um
carro novo.
______________________________________________________________________________
c) Daniela disse que não gostou daquela roupa porque era
muito colorida.
______________________________________________________________________________
Leia o texto abaixo:
O
HOMEM TROCADO
O
homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação.
Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
-
Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.
-
Eu estava com medo desta operação...
-
Por quê? Não havia risco nenhum.
-
Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E
conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no
berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam
o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora
viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara
a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
-
E o meu nome? Outro engano.
-
Seu nome não é Lírio?
-
Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e...
Os
enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia.
Fizera
o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador
se enganara, seu nome não apareceu na lista.
-
Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado
tive que pagar mais de R$ 3 mil.
-
O senhor não faz chamadas interurbanas?
-
Eu não tenho telefone!
Conhecera
sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
-
Por quê?
-
Ela me enganava.
Fora
preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não
fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
-
O senhor está desenganado.
Mas
também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
-
Se você diz que a operação foi bem...
A
enfermeira parou de sorrir.
-
Apendicite? - perguntou hesitante.
-
É. A operação era para tirar o apêndice.
-
Não era para trocar de sexo?
Disponível em:
http://pensador.uol.com.br/frase/MjMxNDk5/ Acesso em 08 ago. 2013.
14)
Quantos e quem são os personagens que aparecem no texto?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
15)
Que tipo de discurso predomina no texto?
_______________________________________________________________________
16)
Que sinais de pontuação foram usados para representar esse discurso?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
17)
Observe o fragmento: “Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com
outro.
Não foram felizes.” Reescreva-o, passando para o discurso direto.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Respostas
1 - Leia o texto a
seguir, observando a presença e a convivência de vários discursos:
O
sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do
jornal:
-
Vinte e dois adultos enganados por um menino! Uma criança engana
vinte e dois adultos!
Um
motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor,
lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o
jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o
sinal abriu.
O
sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando:
-
vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três
adultos!
|
Neste texto notamos a
presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino
jornaleiro e a do motorista. Quando se trata da voz do menino, suas falas são
reproduzidas integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação
utilizado para introduzi-las.
- Vinte e dois adultos
enganados por um menino! Uma criança engana vinte e dois adultos!
dois pontos e travessão
- é a principal pontuação do diálogo, principal marca do discurso direto.
2. Observe
o trecho:
“Um motorista abaixa o
vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal.”
|
No trecho, a voz do
personagem não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o
diálogo. Reescreva na forma direta a frase dita pelo motorista, isto é, do
modo como ele provavelmente a disse naquela situação.
Um motorista abaixo o vidro
e diz:
_ Menino, um jornal por
favor. - (aceitar variações)
3. Indique
o tipo de discurso ( direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:
a) Quando
o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi
o Pedrinho.
discurso indireto
b) Ele
prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria,
mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse
que jurava.
discurso indireto
c) -
Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter
havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.
discurso direto
d) Jesus
Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (mateus, cap. 4).
discurso indireto - o
uso de aspas , também, poderá marcar o discurso direto.
4
) Calvin é um garoto muito criativo. Em sua imaginação, o que ele inventou
nesta tirinha? Que podia ficar
invisível.
5 ) Qual foi o motivo que o levou a se tornar invisível? Cometer qualquer crime sem ser detectado.
5 ) Qual foi o motivo que o levou a se tornar invisível? Cometer qualquer crime sem ser detectado.
6)
O truque do Calvin deu certo? Justifique.
Não, porque a mãe o
pegou mexendo no pote de biscoitos.
7) Há uma palavra escrita de modo errado na tirinha. Transcreva essa palavra e corrija-a.
7) Há uma palavra escrita de modo errado na tirinha. Transcreva essa palavra e corrija-a.
Biscoitos. Está
escrito "Biscoistos"
8) Conte a história
da tirinha no discurso direto:
Calvin
de repente exclamou:
-
Há há! Eu me tornei invisível.
Depois,
tirando suas peças de roupa, disse:
(...)
Calvin de repente
exclamou:
- Há há! Eu me tornei invisível.
Depois, tirando suas peças de roupa, disse:
- Se eu remover... escapar de tudo!
Mas sua mãe o descobre e grita:
- Calvin! Que diabos você está fazendo sem roupas, mexendo no pote de biscoitos?
- Há há! Eu me tornei invisível.
Depois, tirando suas peças de roupa, disse:
- Se eu remover... escapar de tudo!
Mas sua mãe o descobre e grita:
- Calvin! Que diabos você está fazendo sem roupas, mexendo no pote de biscoitos?
9) Conte agora a
história da tirinha no discurso indireto:
Calvin
disse, de repente, que se tornou invisível e que se removesse suas roupas,
poderia (...)
Calvin
disse, de repente, que se tornou invisível e que se removesse suas roupas,
poderia cometer qualquer crime sem ser visto, que era completamente livre e
poderia escapar de tudo. Mas sua mãe o descobre e pergunta o que ele está
fazendo sem roupas mexendo no pote de biscoitos.
10) PINTOR LOUCO
Laborterapia no hospício. Aula
de pintura. O louco pega o pincel e pinta uma porta na parede.
Depois, chega pro médico e diz:
- Olha só o que eu vou fazer,
doutor!
E voltando-se para os outros
loucos:
- EI, GALERA, VAMOS FUGIR! TEM
UMA PORTA AQUI!!!
Os doidos saem correndo, trombam
na parede e se esborracham no chão.
O louco diz para o médico:
- Doutor, olha como esses caras
são burros! Não sabem que a chave está comigo.
(Seleção de piadas, nº 7. São Paulo, Escala).
a) Em “- Olha só o
que eu vou fazer, doutor!”, temos :
(x ) discurso
direto ( ) discurso indireto.
b) Passe esse
discurso para o outro tipo, fazendo as alterações necessárias.
O louco chegou para o
médico e disse para que olhasse o que
ele iria fazer.
2) Retire do texto
mais dois exemplos de discurso direto.
- EI, GALERA, VAMOS FUGIR! TEM
UMA PORTA AQUI!!!
- Doutor, olha como esses caras
são burros! Não sabem que a chave está comigo.
3) Agora, transforme
em discurso indireto, fazendo as alterações necessárias, os exemplos do
exercício 2.
O louco gritou para
os outros chamando-os para fugirem por um porta.
O louco disse para o
doutor que seus companheiros eram burros, pois não sabiam que a chave estava
com ele.
6) Agora transforme
os discursos indiretos em discursos diretos.
a) A mãe avisou que
não queria barulho lá.
A mãe avisou:
_Não quero barulho
aqui.
b) Infelizmente papai
nos informou que não compraria um carro novo.
Papai informou:
_ Infelizmente não
vou comprar um carro novo,
c) Daniela disse que
não gostou daquela roupa porque era muito colorida.
Daniela disse:
_ Não gostei desta
roupa ela é muito colorida.
14) São três as vozes que aparecem
no texto: a do narrador, a do homem e a da enfermeira.
15) Predomina o discurso direto em
que o narrador cede a palavra à personagem para que ela fale por si mesma.
16) Geralmente no discurso direto
utiliza-se o travessão para introduzir as falas das personagens. Mas é possível
também utilizar as aspas para marcar o discurso direto. Nesse caso, as aspas
são utilizadas para a marcação de falas isoladas dentro do texto, fora de um
discurso dialogado.
17) “- Conheci minha mulher por
engano. Ela me confundiu com outro. Não fomos felizes”.
Oi, tudo bem? Achei excelente a sua atividade. Vou usá-la com os meus alunos.Obrigada por postá-la.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirMuito bom! Excelentes atividades muito obrigada em compartilhar.
ResponderExcluirExcelente. Gostei
ResponderExcluirQual o gabarito??
ResponderExcluirE o de baixo
Excluirqual o gabarito
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir