Carta do
leitor
# O que é uma Carta do
Leitor?
A “carta do leitor” é um texto em que o leitor escreve para um jornal ou revista para apresentar opiniões, sugestões, críticas, perguntas, reflexões, elogios, etc.
# Características:
a) não há regras estabelecidas, mas o leitor precisa ter cuidados caso queira que seu texto seja publicado;
b) recomenda-se escrever a alguém (jornalista, cronista);
c) especificar previamente o assunto (opinar, sugerir, criticar...);
d) linguagem clara, precisa e podendo ser informal, desde que não se use palavras de baixo-calão;
e) ser breve, já que não há tanto espaço num jornal.
Exemplo:
“A reportagem sobre Bullying foi muito interessante. Gostei muito do questionamento da entrevistada a respeito da prática de se chamar o aluno pelo número e não pelo nome, situação muito comum nas escolas. Por isso, minha pergunta é: seria ou não essa também uma forma de bullying?” (Susana Santiago, 16/04/2011, Jornal O Povo)
A “carta do leitor” é um texto em que o leitor escreve para um jornal ou revista para apresentar opiniões, sugestões, críticas, perguntas, reflexões, elogios, etc.
# Características:
a) não há regras estabelecidas, mas o leitor precisa ter cuidados caso queira que seu texto seja publicado;
b) recomenda-se escrever a alguém (jornalista, cronista);
c) especificar previamente o assunto (opinar, sugerir, criticar...);
d) linguagem clara, precisa e podendo ser informal, desde que não se use palavras de baixo-calão;
e) ser breve, já que não há tanto espaço num jornal.
Exemplo:
“A reportagem sobre Bullying foi muito interessante. Gostei muito do questionamento da entrevistada a respeito da prática de se chamar o aluno pelo número e não pelo nome, situação muito comum nas escolas. Por isso, minha pergunta é: seria ou não essa também uma forma de bullying?” (Susana Santiago, 16/04/2011, Jornal O Povo)
Leia o texto com
atenção:
"No dia
1º, o fiscal me impediu de expor na feira do Trianon. Me inscrevi em 2004, fiz
teste de aptidão, paguei taxas de uso de solo e de licença, e comecei a
trabalhar na semana seguinte. O juiz que cassou a liminar provavelmente nem leu
o processo. Nossa advogada anexou documentos provando a legalidade dos
expositores que estão com problemas porque funcionários da Prefeitura perderam
os documentos de quem fez teste em 2004. Nós, artesãos, criamos objetos de arte
considerados cultura no mundo todo, menos no Brasil. E, aos 63 anos, não tenho
perspectiva de conseguir outro trabalho"
José Eduardo Pires
Vila Maria Alta
1. Este gênero
textual é:
(A) um
bilhete. (B) uma carta do leitor. (C) um
telegrama. (D) um classificado.
2. José Eduardo
Pires escreveu este texto com o objetivo de:
(A) defender a
venda de produtos de artesanato, como símbolos de cultura.
(B) queixar-se do
fato de ter sido impedido de trabalhar numa feira de artesanato.
(C) dirigir-se ao
juiz que desconsiderou as razões apresentadas por uma advogada.
(D) solicitar a
interferência de uma advogada para defender seus direitos.
3. É correto
afirmar que o reclamante é:
(A) um
idoso. (B)
uma
autoridade. (C)
um funcionário. (D)
um juiz.
Carta Pessoal
A carta pessoal é um tipo de
correspondência que enviamos a amigos e familiares quando queremos tratar de um
assunto particular.
Leia
um exemplo de carta pessoal:
Volta Redonda, 15 de dezembro de 2011
Alô, Carlinhos, tudo bem?
Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer?
Você sempre sabia o que queria, só que toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor.
Eu não. Lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada.
Mas agora você vai ficar bobo: essa semana – até que enfim!! – eu descobri o que que eu quero.
Adivinha.
Pensa bem.
Eu nunca tinha pensado que ia gostar de ensinar, mas sabe? Quando ajudo meu irmão nos estudos, eu sinto uma sensação assim... sei lá. Só sei que é bom.
Então eu resolvi que vou ser professor.
E você? Continua mudando de profissão a toda hora?
Vê se escreve, viu, cara?
Abração...
do Rodrigo
Volta Redonda, 15 de dezembro de 2011
Alô, Carlinhos, tudo bem?
Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer?
Você sempre sabia o que queria, só que toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor.
Eu não. Lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada.
Mas agora você vai ficar bobo: essa semana – até que enfim!! – eu descobri o que que eu quero.
Adivinha.
Pensa bem.
Eu nunca tinha pensado que ia gostar de ensinar, mas sabe? Quando ajudo meu irmão nos estudos, eu sinto uma sensação assim... sei lá. Só sei que é bom.
Então eu resolvi que vou ser professor.
E você? Continua mudando de profissão a toda hora?
Vê se escreve, viu, cara?
Abração...
do Rodrigo
Exercícios
sobre a carta acima:
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente b) destinatário c) local e data d) palavra que inicia o contato
2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto? _____________________________________________________________________
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente b) destinatário c) local e data d) palavra que inicia o contato
2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto? _____________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
b)
Como é a despedida?
__________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
3. Sobre a formalidade da carta:
a) é mais para formal ou informal? __________________________________________________________
b) justifique sua opinião. ___________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
4. Sobre o envelope de uma carta.
a) O que se escreve na frente? ____________________________________________________________
b) E no verso? __________________________________________________________________________
5. Escreva uma carta pessoal para um amigo (da mesma ou de outra turma), comentando um assunto e convidando-o a dar uma resposta.
"Carta Oficial" - Carta Formal
Definição: carta oficial é um meio de comunicação direto entre pessoas, cuja linguagem é formal.
Características:
a) emprega-se a variedade padrão da língua;
b) é breve e precisa;
c) possui três componentes obrigatórios (cabeçalho, corpo e fecho).
Veja, a seguir, um modelo de carta oficial:
João da Silva
R. Professor Pedro Vaz, 8, Centro
27310-210 – Barra Mansa-RJ
Sra. Diretora,
R. Professor Pedro Vaz, 8, Centro
27310-210 – Barra Mansa-RJ
Barra Mansa, 27 de Fevereiro de 2012
Assunto: Solicitação para a formação de ....... (um grupo ou uma equipe) de ...... (teatro, dança, música, futsal, vôlei, basquete, etc) no CEBA
Sra. Diretora:
Venho apresentar a ideia de se criar um .......... (time ou grupo) de .............. no CEBA por meio do programa “Mais Educação”. Solicito esse projeto, porque há muitos alunos que demonstram interesse em participar de tal atividade ..... (esportiva ou artística), para que o jovem possa, como menos tempo ocioso no seu dia-a-dia, ter mais chance de se afastar de riscos sociais visíveis na sociedade. Além disso, acredito que esse projeto significaria benefícios ao colégio, já que possibilitaria uma identificação maior do aluno com a instituição.
Atenciosamente,
João da Sila
Estudante do 9º ano do CEBA
R. Professor Pedro Vaz, 8, Centro
27310-210 – Barra Mansa-RJ
Sra. Diretora,
R. Professor Pedro Vaz, 8, Centro
27310-210 – Barra Mansa-RJ
Barra Mansa, 27 de Fevereiro de 2012
Assunto: Solicitação para a formação de ....... (um grupo ou uma equipe) de ...... (teatro, dança, música, futsal, vôlei, basquete, etc) no CEBA
Sra. Diretora:
Venho apresentar a ideia de se criar um .......... (time ou grupo) de .............. no CEBA por meio do programa “Mais Educação”. Solicito esse projeto, porque há muitos alunos que demonstram interesse em participar de tal atividade ..... (esportiva ou artística), para que o jovem possa, como menos tempo ocioso no seu dia-a-dia, ter mais chance de se afastar de riscos sociais visíveis na sociedade. Além disso, acredito que esse projeto significaria benefícios ao colégio, já que possibilitaria uma identificação maior do aluno com a instituição.
Atenciosamente,
João da Sila
Estudante do 9º ano do CEBA
Exercícios:
1. Identifique na carta oficial os elementos abaixo:
a) Remetente e destinatário
b) Informações do cabeçalho
c) Assunto
d) Fecho
2. Sobre o nível de linguagem empregado na carta:
a) Formal ou informal?
b) Justifique sua resposta anterior.
3. Qual o pronome de tratamento adequado à diretora de um colégio?
4. Para defender sua ideia, João reuniu vários argumentos. Lembre-os resumidamente.
5. Em resumo, quais as características essenciais de uma carta oficial?
1. Identifique na carta oficial os elementos abaixo:
a) Remetente e destinatário
b) Informações do cabeçalho
c) Assunto
d) Fecho
2. Sobre o nível de linguagem empregado na carta:
a) Formal ou informal?
b) Justifique sua resposta anterior.
3. Qual o pronome de tratamento adequado à diretora de um colégio?
4. Para defender sua ideia, João reuniu vários argumentos. Lembre-os resumidamente.
5. Em resumo, quais as características essenciais de uma carta oficial?
Questões
Saerj
Leia os textos abaixo.
Piauí para
adolescentes
Texto 1
05/11/2013
Sou um adolescente e
recebemos mensalmente a revista Piauí aqui em casa.
Vejo que meus pais gostam de ler esta revista e sempre tenho curiosidade de
saber o que está nela, mas, quando a folheio, a linguagem não me desperta um
grande interesse. Acho que deveria ter uma seção para adolescentes que queiram
ler e conhecer a revista. Para vocês, seria um público a mais de jovens
interessados.
Gunter de
Almeida Kandler, São Paulo (SP)
Texto 2
20/12/2013
Caros “adultos” da
redação da Piauí: me chamou a atenção, na edição de novembro
(piauí_86), a carta de um adolescente. Pois bem, sinto-me obrigado a fazer o
mesmo [...]. Sou adolescente, tenho 17 anos, leio (e devoro) a Piauí
desde os 15. Agradeço a vocês por não escreverem
matérias direcionadas para nós, “jovens”. O universo adulto é chato, porém mais
chatos ainda se tornaram as revistas e jornais que, preocupados com nossa
opinião, passaram a descrever detalhadamente o cabelo de superstars
[...]. Continuem velhos e descolados.
Patrick
Nasser, São Paulo (SP)
Em relação ao conteúdo da revista Piauí, esses textos apresentam posições
A) complementares. B) contrárias. C) imparciais. D) inconsistentes.
Leia o texto abaixo.
São Paulo, 19 de julho de 2003.
Sr. Augusto Valente
Diretor
Prezado Sr. Augusto,
Sou executivo de
Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de
advocacia [...], onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa,
clientes, órgãos de defesa do consumidor [...] e áreas administrativas.
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós-graduação em Jornalismo.
Visando a posições em
empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para
um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira.
Atenciosamente,
Jonas Pereira
Caetano.
Esse texto é um exemplo de
A) artigo de opinião. B) carta de apresentação. C) classificados. D) entrevista.
Esse texto apresenta uma linguagem
A) científica. B) coloquial. C) formal. D) regional.
De acordo com esse texto, o autor possui
graduação em
A) Ciências Jurídicas e Sociais. B) Comunicação Empresarial. C) Direito.
D) Jornalismo.
Leia os textos abaixo.
Texto 1
Uma pessoa culta (“Inteligência”, setembro)
não seria inteligente? Saber conversar sobre qualquer assunto com qualquer um
não torna uma pessoa inteligente? Ou será que inteligência está ligada a um
poder de cálculos inigualável? Isso só é ser “diferente”. Na prática, uma
pessoa culta vale mais do que uma calculadora humana.
Leandro Araújo
Rios
Texto 2
Inteligência, em
minha opinião, é saber usar a informação. Tive professores arrogantes na
faculdade que precisavam tomar dois elevadores: um para ele e outro para o seu
ego. Sempre me pergunto: “É mestre e doutor, mas não sabe lidar com pessoas.
Para que serve tanto estudo, então?” Saber socializar-se é o ponto-chave da
inteligência. Na matéria temos dois exemplos de superdotados que são capazes de
ler e somar em segundos, mas não conversam 10 minutos sobre um assunto
qualquer. Para mim, isso não é inteligência!
Renato Moreira
Fonseca
As ideias defendidas nesses dois textos são
A)
complementares. B) contrárias. C) idênticas.
D) inconsistentes.
Esses textos pertencem ao gênero
A) artigo científico. B) biografia. C) carta do leitor. D) diário.
GABARITO:
1. Este gênero
textual é:
(A) um
bilhete. (B) uma carta do
leitor. (C) um telegrama. (D)
um classificado.
2. José Eduardo
Pires escreveu este texto com o objetivo de:
(B) queixar-se do fato
de ter sido impedido de trabalhar numa feira de artesanato.
3. É correto
afirmar que o reclamante é: (A) um idoso.
Exercícios
sobre a carta acima:
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente b) destinatário c) local e data d) palavra que inicia o contato
2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto? Escolha profissional
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente b) destinatário c) local e data d) palavra que inicia o contato
2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto? Escolha profissional
b)
Como é a despedida? Despede-se com um abraço pedindo resposta a sua carta.
3. Sobre a formalidade da carta:
a) é mais para formal ou informal? __________________________________________________________
b) justifique sua opinião. Expressões coloquiais: ficar bobo , cara
marcas
de oralidade: uma sensação assim... sei lá
4.
Sobre o envelope de uma carta.
a) O que se escreve na frente? Remetente
b) E no verso? destinatário
a) O que se escreve na frente? Remetente
b) E no verso? destinatário
5.
Escreva uma carta pessoal para um amigo (da mesma ou de outra turma),
comentando um assunto e convidando-o a dar uma resposta.
Exercícios:
1. Identifique na carta oficial os elementos abaixo:
a) Remetente João da Silva
e destinatário Sra. Diretora,
b) Informações do cabeçalho Endereço
c) Assunto Solicitação para a formação de ....... (um grupo ou uma equipe) de ...... (teatro, dança, música, futsal, vôlei, basquete, etc) no CEBA
d) Fecho Atenciosamente,
João da Sila
Estudante do 9º ano do CEBA
1. Identifique na carta oficial os elementos abaixo:
a) Remetente João da Silva
e destinatário Sra. Diretora,
b) Informações do cabeçalho Endereço
c) Assunto Solicitação para a formação de ....... (um grupo ou uma equipe) de ...... (teatro, dança, música, futsal, vôlei, basquete, etc) no CEBA
d) Fecho Atenciosamente,
João da Sila
Estudante do 9º ano do CEBA
2. Sobre o nível de linguagem empregado na carta:
a) Formal ou informal?
b) Justifique sua resposta anterior. Linguagem que respeita as normas gramaticais
3. Qual o pronome de tratamento adequado à diretora de um colégio? Vossa Senhoria.
4. Para defender sua ideia, João reuniu vários argumentos. Lembre-os resumidamente.
5. Em resumo, quais as características essenciais de uma carta oficial?
Questões
Saerj
B)
contrárias
B) carta de apresentação
C) formal
A) Ciências Jurídicas e
Sociais.
complementares.
C) carta do leitor
Muito bom!
ResponderExcluirExcelente aula!
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